Durante este ano que está chegando ao fim, alguns montenegrinos receberam importantes conquistas a nível estadual e nacional, levando o nome do Município para longe e deixando a todos nós com muito orgulho. Vamos relembrar alguns deles?
Neste ano, três jovens da cidade foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática. Luis Henrique Da Silva Maestro, da EEEF Dr Jorge Guilherme Moojen; Lorenzo Albalat Lipp, da EET São João Batista; e Magnus Duarte Altenhofen, da EMEF Dr. Walter Belian, conquistaram medalhas de bronze na competição, que é disputada por alunos de todo o Brasil.
A startup Dog Shoes – criadora dos sapatinhos de passeios para cachorros – foi escolhida como uma das “Empresas Destaque” no InovAtiva Brasil, que ocorreu em São Paulo. A iniciativa consiste em um programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores e é realizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), junto do Sebrae, reunindo centenas de empreendimentos de todo o país.
A indústria Erplasti também recebeu reconhecimento nacional. Após investir em tecnologia e especializações no trabalho de impressão em plástico, a empresa recebeu o terceiro lugar no prêmio Professor Sérgio Vay, que é considerado o mais importante do segmento flexográfico do Brasil. Foi a primeira vez que a montenegrina participou da premiação.
Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, o professor Gelson Weschenfelder foi reconhecido com o terceiro lugar na categoria Mestre e Doutor, que era disputada com outros 500 projetos de todo o país. A iniciativa vencedora nasceu da tese de doutorado do montenegrino, que usa das histórias em quadrinhos para dialogar com os jovens e lhes dar lições de resiliência em situações de risco.
E com um projeto sobre a separação do lixo no bairro Estação, os estudantes do 1º ao 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos ficaram em quarto lugar na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec. O evento ocorreu em Novo Hamburgo e é considerado o maior fórum de pesquisas científicas da América Latina. Os jovens até foram prestigiados pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.
Deu orgulho também do conjunto vocal do CTG Estância do Montenegro. Os montenegrinos Paulo Augusto Petry e Diogo Moreira, com os parceiros Jonatan Steffen e Arthur Fagundes apresentaram uma canção de autoria própria na 33ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, o Enart. A apresentação lhes rendeu o prêmio de terceiro lugar da sua categoria, merecedor de aplausos.
Eleito o Melhor Padeiro do Brasil em 2016, Marcos Adriano Silva Satiq ficou, neste ano, entre os doze profissionais escolhidos para a seletiva do “Mondial Du Pain” – a Copa do Mundo da Panificação, que ocorreu em São Paulo. Ele foi selecionado entre mais de 1.600 inscritos para o evento.