40 anos contando nossa história

No mesmo 2023 em que nossa cidade completa 150 anos, o Jornal Ibiá chega aos seu 40º aniversário. E não é por acaso, afinal, a relação do Ibiá com Montenegro é profunda, enraizada e, sendo assim, nada mais natural que este seja um ano muito especial para ambos. Estamos entre as 20 maiores cidades do Rio Grande do Sul. E temos aqui, um veículo de comunicação que é referência no interior gaúcho.

Nas últimas quatro décadas, os principais fatos que marcaram o município e região estiveram impressos nas páginas do jornal que começou pequeno, com as gurias das bicicletas, mas foi crescendo, e degrau por degrau, virou o “nosso diário”, com dezenas de funcionários. Nestes 40 anos, muitas manchetes destacaram nossas potencialidades, conquistas e alegrias.

Por dever de ofício, outras, mesmo causando tristeza e revolta, também tiveram espaço. Porque fazer jornalismo é contar histórias, reportar o que faz parte do cotidiano das pessoas. É cobrar das autoridades, providências e melhorias. Realçar os bons exemplos. E não deixar de mostrar os ruins, para que não se repitam.

Há ainda os casos em que notícias ruins se revertem em pautas positivas. Quantas reportagens foram feitas desde 1983, a respeito de acidentes, dificuldades de trafegabilidade, de travessia, e outros problemas da RSC-287? Quantos relatos foram publicados, com depoimentos de moradores cobrando das autoridades obras que resolvessem estas demandas. Foram muitos os pedidos, através de capas, para que as autoridades ouvissem as pessoas.

Quando recebi a edição do Ibiá, no dia posterior à inauguração das rótulas, tive dois sentimentos imediatamente: o primeiro, de satisfação, de ter a oportunidade de vivenciar este momento histórico na condição de prefeito. O segundo, de alegria, ao ver que temos um jornal que vibra com nossas façanhas, que torce por Montenegro.

O mundo tem experimentado mudanças em um ritmo frenético. O papel hoje ganhou novas formas. O Ibiá segue chegando de manhã cedo nas nossas casas, mas também está em áudio, vídeo, rádio web, plataformas digitais, sete dias por semana, 24 horas por dia. Não sabemos o que virá, com infinitas possibilidades tecnológicas que ensejam transformações sociais e comportamentais.

O que temos certeza, entretanto, é que seja como for, venha o que vier, o Jornal Ibiá seguirá atrelado a seus compromissos inegociáveis com a defesa da nossa terra, das nossas coisas, da nossa gente.
Parabéns a toda a equipe que faz o jornal acontecer todos os dias. Que o Ibiá siga sua trajetória vitoriosa e que possa comemorar muitos outros aniversários com as melhores notícias sobre o nosso lugar.

Últimas Notícias

Destaques