Somente após a publicação da reportagem pelo Ibiá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se pronunciou, de forma mais clara, sobre um plano de pavimentar o trecho da BR-470 na localidade da Fortaleza. E somado à colocação de uma placa pelo Governo Federal, a resposta permite aos moradores do interior de Montenegro criar expectativa de que haverá melhorias.
Segundo a Unidade Local de São Leopoldo da autarquia, os serviços de manutenção na rodovia foram retomados neste mês de janeiro. “No segmento não pavimentado a empresa mantém uma motoniveladora trabalhando exclusivamente para este trecho”, diz a nota.
Mas a parte mais importante diz respeito à pavimentar a BR-470 na Fortaleza. A autarquia informa que o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi concluído. “A próxima etapa será a licitação para a elaboração do projeto”, encerra o texto, enviado pela assessoria de imprensa.
Não apontaram datas e prazos. Mas como os cofres federais foram entregues vazios, uma obra definitiva na BR-470 seguirá sendo demanda da comunidade Fortaleza por muito tempo.