Uma bela parceria entre cidades irmãs rendeu uma tarde e noite de domingo, dia 17, de emoção e alegria. A Rua Coberta e a Praça dos Imigrantes receberam centenas de famílias, que aplaudiram os talentos de sua cidade e se encantaram com os artistas – na sua maioria montenegrinos – do “Sonho Encantado de Natal”.
Com quase 40 graus, o público se reservou a esperar o sol baixar, e poucos viram a tarde as bandas Guitar Band e Music Brothers. Já os primeiros a chegarem, por volta das 19 horas, presenciaram a primeira interpretação pública da música “Já é Natal em Pareci Novo”. Ela foi composto pela cantora e compositora Geisa Caron, integrante do Grupo Vocal CTG Charla Galponeira, especialmente para o evento deste domingo.
Ela observou aspectos da comunidade, no qual as reuniões em família nas datas especiais chamaram atenção. “Eu quis trazer também para nosso meio do Tradicionalismo”, explica Geisa, a respeito de expressões gaúchas. “Essa é uma música alegre”, completa a colega Vera Grünhäuser, coordenadora do Grupo Vocal bicampeão do Enarte (2022/2023).
“Aqui tem este espírito de família, de virem no fim de tarde sentar juntos na praça para assistir um espetáculo. É raro isso”, completou. Um sentimento que a compositora também preserva, ao trazer sua filha Júlia, a “Julinha”, para uma participação especial na apresentação de Natal.
Depois do Charla, passaram ainda pelo palco os Corais Municipais Infantil e Adulto, e a Orquestra Municipal de Pareci Novo. O grande final foi a reunião de todos estes artistas para catarem quatro canções folclóricas do Natal.
Crianças foram de fato encantadas
Seguindo a programação, era a vez dos convidados. O espetáculo Sonho Encantado de Natal é uma produção da agência Idealize, e conceito artístico de Studio Bálance e Espetáculo Escola de Arte; levado à cidade pela parceira ACI Montenegro/ Pareci Novo. Pois, assim como foi ‘em casa’, também na vizinha o espetáculo cênico-musical “Operação Noela” levou o público ao delírio. Cada saída de um ato era muito aplaudida, e as crianças, na primeira fila, olhavam tudo em silenciosa contemplação.
O show encerrou com Noela e Noel chegando de trenó. Depois, as crianças receberam doces e tiraram fotos à luz de fogos de artifício. Foram distribuídas quase 800 caixas de bombons. Segundo a secretária de Educação, Paula Streit, foram presenteados todos os matriculados na rede municipal, mais as crianças fora de idade escolar (zero a 4 anos).
Este também foi um momento de faceirice incontida. As irmãs Isadora e Yasmin, 4 e 6 anos, vieram da comunidade do Coqueiral e fizeram questão da foto com o Bom Velhinho. A mais nova estava eufórica e respondia a tudo, sobre as músicas, o teatro e o presente, com um sincero “muito lindo”; e revelou que Papai Noel já esteve em sua escola, a Municipal José Pedro Mendel.
A mãe, Daniela Krindges, mostrou gratidão pela singela lembrançinha entregue pela Prefeitura, e elogiou o espetáculo trazido. “Elas (as filhas) estavam encantadas”, declarou.