REGRAS. Ampliação do sistema SIM permite venda e participação em feiras externas
A partir deste mês de novembro Maratá amplia a capacidade de seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM), oportunizando que agroindústrias vendam produtos de origem animal para outros municípios, bem como participem de feiras e exposições dentro do Rio Grande do Sul. Essa capacitação foi alcança através de Portaria de Adesão ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), enviado ao município pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado (Seapi).
A responsável pelo setor, médica veterinária Paula Nicoli, explica que o SIM é uma ferramenta instituída pela Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, “para garantir a qualidade, inocuidade e tecnologia dos produtos de origem animal destinados ao consumo humano”. Ela assinala que no âmbito municipal sua atuação é importante para assegurar que os estabelecimentos produzam, manipulem, armazenem e comercializem alimentos em conformidade com as normas sanitárias e de higiene.
“Com a ascensão das agroindústrias familiares, os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a origem de seus alimentos, entender como são produzidos e quem são os produtores por trás deles”, reforça a profissional. Paula aponta que o Serviço torna-se um importante mediador, visando proteger a saúde da população; ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico do município. Também é prerrogativa a fiscalização dos estabelecimentos que integram a cadeia produtiva de alimentos, respeitando as particularidades de cada produtor.
Fortalece desenvolvimento e Saúde
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Junior Weschenfelder, informa que há quatro agroindústrias aguardando para receber autorização do SIM, sendo três da cidade e uma vinda de fora. “Tínhamos SIM instalado há mais tempo, mas somente para comercialização dentro do município”, explica. Neste momento a adesão é ao Susaf, o que ampliou o interesse dos empreendedores rurais.
Paula salienta este compromisso do Poder Público com um setor regularizado, o que beneficia tanto o desenvolvimento econômico quanto a qualidade de vida da população. “Ao adotar e fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal, a gestão municipal demonstra comprometimento com a saúde pública”, declarou.
Adesão ao SIM
Os interessados na regularização deverão entrar em contato com o Serviço de Inspeção do Município para orientações de registro. A sede do Serviço de Inspeção fica junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com atendimento ao público (do SIM) nas sextas-feiras.