Critério técnico inclusive mantém uma secretária do governo atual
O prefeito eleito de Brochier, José Henrique Dapper, o “Pigue”, e seu vice Sérgio Roberto “Beto” Sacksen confirmaram nesta semana os cinco secretários que iniciam o governo 2025-2028. Neste momento não há planos de criar novas pastas, mantendo as cinco que cuidam de setores fundamentais à Administração Municipal e à comunidade.
O critério de escolha dos nomes foi baseado na tecnicidade, na capacidade e de pessoas que conheçam a comunidade e suas necessidades. Pigue afirma que não foram “políticas”, postura através da qual reconduz à pasta de Educação a atual secretária “Cris” Scherer. “Ela é uma pessoas que a gente tem toda a confiança. A Administração atual escolheu ela já por ser competente”, afirma.
O retorno de João Roque da Rosa, o “Anão”, à Agricultura também segue o critério de conhecimento do setor, em especial do município de Brochier. O vice Beto salienta o foco na busca de melhorar a qualidade de vida da população. Na entrevista ao Ibiá, revelaram que a primeira ação em janeiro será repor servidores, pois havia muitos cargos em comissão, iniciando pela Educação devido ao retorno das aulas em fevereiro. A posse em Brochier, de vereadores e prefeito, será as 14 horas do dia 1º de janeiro.
Saúde e Assistência Social
Ivan Motta Lopes, tem 48 anos, natural de Montenegro, casado. Há cinco anos é funcionário público da área de Saúde Pública em Brochier, como motorista de ambulância, mas teve ainda quatro anos de trabalho na Prefeitura de Montenegro; além de 12 anos como instrutor de auto-escola. Em outubro deste ano se tornou vereador eleito à legislatura 2025-2028.
Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Cristiane Maria Scherer tem 47 anos, mãe da Lívia, é natural da Nova Holanda, interior de Brochier. Formada em Magistério no Ensino Médio pelo Instituto São José, em Montenegro; é Bacharel em Gestão Pública pela Ulbra. Sua experiência profissional iniciou como repórter no Jornal Ibiá – 1998 a 2005 -; depois assessora de comunicação da Prefeitura de Maratá – 2005 a 2012. Esteve à frente da pasta de Educação e Cultura de Brochier de 2012 a 2015; depois se tornou assessora parlamentar na Assembleia Legislativa, de 2016 a 2017. Retorna a Brochier para ser diretora de Cultura em 2023, assumindo a titularidade como secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo em abril deste ano.
Obras, Serviços Viários e Trânsito
João Eusébio de Souza, tem 57 anos, natural de Brochier, casado há 33 anos com Vera Franke de Souza, pai de Eduardo, Ricardo e Débora Regina de Souza. Sua profissão é agricultor, mas por 10 anos foi caminhoneiro; até voltar à lida na terra, com foco em plantio Eucalipto, Acácia Negra para carvão vegetal, plantio de milho e criação de gado. Também tem formação em manutenção de tratores. Há dois anos é vice-presidente do Grupo Doginho, organizador da Trilha do Carvão, uma das maiores trilhas de motociclismo off road do Brasil.
Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio
João Roque da Rosa tem 56 anos, dos quais 23 dedicados ao trabalho da agricultor. Tem formado de Técnico em Meio Ambiente. Foi vereador eleito em Brochier pelo PDT à legislatura de 1996-1999; reeleito ainda as legislaturas 2000-2004 e 2005-2008. Já ocupou a pasta de secretário Agricultura e Meio Ambiente de Brochier entre 1997 e 2008. Somou à carreira na política a fundação de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa entre 2009 e 2012. Passou ainda pela Prefeitura de Montenegro ocupando a função de gerente de contratos e convênios entre 2013 e 2015. Retorna então ao cargo de assessor parlamentar na Casa dos Gaúchos, entre 2015 e 2018; passando em 2019 – e está até o presente momento – assessor parlamentar do deputado Pompeu de Mattos na Câmara Federal; posição que lhe colocou como coordenador do Grupo de Trabalho pela Retomada da Transcitrus.
Administração e Fazenda
Anésio Silvio Scherer, 56 anos, nascido em Nova Holanda, interior de Brochier é filho de colonos. Casado com Lisete Koppe Scherer, pai de Anésio Silvio Júnior e Francieli Scherer. Fez Ensino Fundamental na EOF (Escola Oscar Fauth); em 1986 foi morar e trabalhar em Porto Alegre onde concluiu o Médio no Colégio Protásio Alves. É Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC (1996), foi bancário no Bradesco, e em contabilidade trabalhou na Casa Dico e na empresa Boa Vista Auto Peças. Ésócio da empresa Nautiflex há 30 anos. Em 2001 retornou a Brochier e foi eleito vereador suplente na legislatura 2005-2008; reeleito para 2017-2020 – foi Presidente da Câmara e líder de bancada -; e reeleito neste ano. É líder comunitário na Paróquia São João Batista de Brocheir e membro fundador da comissão Pró-asfalto Transcitrus.