Ferramenta amplia cobertura e acessibilidade para situações de risco
A Defesa Civil Nacional ativou, nessa quarta-feira, 4, o Defesa Civil Alerta, um sistema para emitir avisos gratuitos sobre desastres de grande perigo nas regiões Sul e Sudeste do país. O serviço utiliza a rede de telefonia celular para alcançar a população em áreas de risco iminente, com mensagens de texto, avisos sonoros e interrupção do conteúdo em uso no aparelho, mesmo no modo silencioso.
Os alertas abrangem eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. O envio é automático para qualquer pessoa em áreas cobertas por redes 4G ou 5G, sem a necessidade de cadastro prévio. A responsabilidade pelo conteúdo das mensagens é das Defesas Civis estaduais e municipais, que utilizam a ferramenta para informar e orientar a população em situações críticas.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional destacou que a nova tecnologia complementa outras formas de alerta, como SMS, e busca minimizar os impactos de desastres por meio da prevenção e orientação imediata. O sistema foi desenvolvido em colaboração com o Ministério das Comunicações, Anatel e grandes operadoras de telefonia móvel.
Antes do lançamento, o sistema foi testado em um projeto-piloto realizado em 11 municípios brasileiros, obtendo aprovação de 87% das pessoas que participaram da pesquisa sobre sua funcionalidade. No último fim de semana, um alerta de demonstração foi enviado para 36 municípios no Rio Grande do Sul e para Belo Horizonte (MG), demonstrando sua operação.