Problema nas escolas de Montenegro foi abordado pelo Ibiá
O provimento dos cargos de bibliotecária e técnica em Biblioteconomia para as escolas da rede pública estadual foi o tema da audiência pública promovida, terça-feira, dia 03, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa. Em reportagem de Isadora Ferreira, dia 14 de novembro, o Ibiá informou que há alunos sem acesso ao acervo para pesquisa por falta destes profissionais.
Especificamente, as instituições estaduais São João Batista, José Garibaldi, Januário Corrêa, Ciep e Promorar estão com suas bibliotecas fechadas. A presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon, relatou, na abertura da reunião, que em 2019 o Governo do Estado determinou que fossem retirados todos os professores da coordenação de bibliotecas. A partir disso, as escolas entraram em situação crítica. O quadro de abandono teria sido agravado na pandemia; levando a deputada apresentar denúncias ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).
Conselho respalda denúncia
Presente à audiência, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), Filipe Xerxeneski da Silveira, falou sobre a importância do trabalho do bibliotecário e do técnico em biblioteconomia junto às escolas estaduais. Para ele, as bibliotecas são transformadoras da realidade e exigem a presença de profissionais capacitados para diversas atividades, como, por exemplo, as salas de leitura.
Já a diretora técnica do CRB, Lara Santos, disse que não há políticas públicas estaduais que abranjam as bibliotecas. Ela informou que o atual processo seletivo para bibliotecários do governo do Estado prevê apenas o preenchimento de 12 vagas.
A deputada Sofia Cavedon propôs a realização reuniões regionais sobre o tema, em parceria com o Conselho e Universidade e a solicitação da criação do cargo de técnico em biblioteconomia junto a Secretaria de Educação. Ela anunciou ainda que no próximo ano, na mostra de boas práticas, um dos eixos será “bibliotecas – fomento ao livro e a leitura”.