A rede Asun Supermercados alerta para a existência de perfis no Instagram que simulam o oficial da rede. Tais perfis, embora visualmente muito semelhantes ao original, são falsos e portanto não são fontes confiáveis. Esses sites usam artifícios para tentar enganar os clientes.
A página oferece cupons de desconto, mas, para ter direito o consumidor deve se cadastrar. Ao fornecer o número do celular, uma mensagem é enviada via SMS para o cliente. Então, é solicitado que o código seja informado. É ai que os estelionatários conseguem acesso para clonar o WhatsApp da vítima.
Para se assegurar que está consultando os canais corretos do Asun Supermercados, o consumidor deve averiguar se o endereço (URL), assim como o das redes sociais seja um dos seguintes: https://www.asun.com.br e @asunsupermercados.
Sobre o golpe da clonagem de WhatsApp
O golpe da clonagem de WhatsApp vem sendo praticado por criminosos há pouco mais de dois anos. Em alguns casos, simulando o contato de lojas ou de sites de anúncios, os golpistas tentam roubar a conta do titular solicitando um “código de verificação” do WhatsApp, que é enviado via SMS para o usuário. Com esses dígitos em mãos, os criminosos ativam a conta em outro telefone e passam a mandar mensagens para familiares e amigos da vítima, solicitando dinheiro ou resgate do WhatsApp roubado.
Falsa pesquisa sobre a Covid-19 também direciona para o golpe
Outra forma de aplicar o golpe começou a ser praticada em meio a pandemia do novo coronavírus. Os criminosos entram em contato com a vítima alegando ser do Ministério da Saúde e perguntam se podem realizar uma pesquisa sobre a Covid-19. Em seguida, eles solicitam que a vítima informe o código de verificação enviado para o celular, dizendo que o passo seria necessário para completar a falsa pesquisa.