Em uma temporada atípica do futebol brasileiro, com o calendário adaptado por conta da pandemia, o Brasileirão teve a última rodada do primeiro turno nesse feriadão de Finados. Em outros anos, a competição já se encaminhava para as rodadas decisivas no início de novembro, mas 2020 é um ano diferente. Com praticamente metade do certame realizado (algumas partidas foram adiadas), o Inter lidera o Brasileirão com 35 pontos, ao lado do atual campeão Flamengo.
Com 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 19 jogos, o Inter se manteve no topo da tabela mesmo com o revés do último sábado, quando foi derrotado pelo Corinthians em São Paulo. Recentemente, o time paulista foi goleado pelo Flamengo por 5 a 1 em casa. E no último final de semana, o mesmo Flamengo sofreu uma goleada em seus domínios para o São Paulo (4 a 1).
O Atlético-MG, outro time que frequenta as primeiras posições da tabela desde o início do campeonato, perdeu para o Palmeiras por 3 a 0 na segunda-feira e estacionou na terceira posição. Isso demonstra o equilíbrio desta edição. Quem fecha o G-4 é o Fluminense, do técnico Odair Hellmann, que treinou o Inter em 2018 e 2019. A tendência é que o equilíbrio se mantenha até o final, tendo em vista que o calendário vai apertar cada vez mais para quem seguir adiante nas copas (Libertadores e Copa do Brasil).
Depois de um começo bastante irregular, o Grêmio se recuperou nas últimas rodadas e, dos últimos 12 pontos disputados, conquistou 10. Com um jogo a menos, o tricolor é o 8° colocado, com 27 pontos. O técnico Renato Portaluppi ainda busca encontrar o time ideal, mas alguns jogadores fecham o turno em alta com o comandante gremista, como Orejuela e Isaque.
No Inter, o grande destaque do primeiro turno foi Thiago Galhardo. O jogador é o artilheiro isolado do Brasileirão, com 15 gols. Além disso, já distribuiu cinco assistências, participando diretamente de 20 dos 30 gols do colorado no campeonato (66%). Outros jogadores que fizeram um bom primeiro turno pelo Inter foram Patrick e Heitor. Por outro lado, o zagueiro Victor Cuesta busca retomar a boa fase das últimas temporadas.
O segundo turno da competição começa já no próximo final de semana. No Beira-Rio, o Inter busca manter a liderança contra o Coritiba, domingo, às 16h. O Grêmio vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, também no domingo, às 20h30min. A rodada ainda terá o confronto entre Atlético-MG e Flamengo (domingo, às 18h15min), dois dos principais postulantes ao título do Brasileirão.