Ciclista local é campeão com Rodrigo Hilbert na Bahia

Montenegrino Rodrigo Barreto vence ultramaratona ao lado do ator

O ciclista montenegrino Rodrigo Barreto se sagrou campeão da categoria Nelore da ultramaratona Brasil Ride, em Arraial D’Ajuda, na Bahia, no último final de semana. Ele fez dupla com o ator e apresentador Rodrigo Hilbert na competição, que teve duração de sete dias. A prova vencida por Barreto e Hilbert reuniu 557 participantes, de 24 países diferentes.

Entre as inúmeras categorias da ultramaratona, a disputada pelos Rodrigo’s tinha uma particularidade que tornou o desafio ainda maior. Na Nelore, a participação é feita em dupla, os dois ciclistas precisam ter mais de 19 anos e um peso mínimo de 90 kg.Este último pré-requisito foi o primeiro obstáculo que o atleta montenegrino precisou superar.

Competição, que ocorreu
em Arraial D’Ajuda, na Bahia, teve duração de sete dias. Foto: reprodução / Instagram

Quando Hilbert ligou para Barreto e convidou o ciclista local para competir no evento na categoria Nelore, o montenegrino estava pesando 82 kg. A ligação ocorreu 58 dias antes da competição. Ou seja, Rodrigo Barreto precisaria ganhar oito quilos em menos de dois meses para poder competir. “Topei o desafio e comecei a fazer a ‘engorda’ para ir correr.

Viajei a São Paulo para fazermos alguns treinos. Passei uma semana em São Paulo para a gente se conhecer melhor e fazer os treinamentos”, ressalta Barreto.

O montenegrino frisa que conhecia Rodrigo Hilbert por todo seu histórico na televisão. Mas nunca tinha conversado pessoalmente com o ator, até receber o convite para formar dupla na ultramaratona. Os dois Rodrigo’s têm um advogado em comum, e foi esse advogado que indicou Barreto como dupla de Hilbert no Brasil Ride.

Montenegrino exalta a experiência na Bahia
“Foi uma novidade para mim (a competição na Bahia), porque sou um ciclista de estrada, de speed. Não é fácil, não foi fácil ganhar oito quilos. Não foi fácil andar no mountain bike, porque são sete dias, sete corridas extremamente difíceis, com muitas nuances”, enfatiza Rodrigo Barreto.

O ciclista montenegrino salienta que a ultramaratona em Arraial D’Ajuda exige muito do corpo. O clima e as dificuldades das provas “castigam” os participantes ao longo dos sete dias de competição. “A gente fez um excepcional Brasil Ride, mas que começou a acontecer, a se tornar excepcional, após a terceira etapa”, declara.

Na primeira etapa, os Rodrigo’s largaram praticamente empatados com os principais concorrentes. No entanto, na segunda etapa, que tinha 125 quilômetros, Barreto sofreu com problemas físicos. “Acabei desidratando demais, não tive os cuidados necessários e sofri bastante.

Ciclistas foram campeões da categoria Nelore no último final de semana. Foto: reprodução / Instagram

Tomamos 34 minutos dos primeiros colocados na primeira etapa e mais 4 minutos na terceira, porque eu não estava totalmente recuperado. Depois, o restante do Brasil Ride teve que ser uma corrida de recuperação”, pontua.

A quarta etapa, descrita por Barreto como ‘etapa rainha’, marcou o início da recuperação da dupla, que tirou 16 minutos dos principais rivais. Na quinta etapa, eles tiraram mais 18 minutos dos adversários. “Na sexta prova, tiramos 1min16s dos rivais. Largamos para a última etapa com eles liderando a competição por apenas 43 segundos sobre nós, algo extremamente raro”, resume o montenegrino.

“Na grande final, conseguimos colocar 6 minutos de vantagem sobre eles. Fomos para o tudo ou nada na última etapa e acabamos nos sagrando campeões da Brasil Ride 2024 na categoria Nelore. Todos esses dias de corrida com o Rodrigo (Hilbert) foram surreais. Nos tornamos grandes amigos e começamos a desenhar novos e grandiosos projetos em cima da bicicleta”, completa Rodrigo Barreto.

Últimas Notícias

Destaques