Medida foi negociada com a Prefeitura através do Cejusc
Os montenegrinos que foram até as paradas para pegar ônibus nessa segunda-feira, 15, notaram uma mudança na oferta de linhas da Viação Montenegro (Vimsa). A empresa passou a adotar uma nova tabela horária, com a redução de diversas linhas seletivas, urbanas e interioranas.
Cleonice Guimarães Ferreira, moradora do bairro Santa Rita, utiliza diariamente ônibus para se deslocar até o restaurante onde trabalha, no Centro. Ela conta que com o corte das linhas do bairro Estação, agora teve que adaptar a rotina. “Todos os dias eu preciso de ônibus pra vir trabalhar e pra voltar pra casa de tarde. Eu pegava o Estação, por ser mais perto da minha casa. Tendo o Estação eu caminhava cinco minutos e estava dentro do ônibus”, afirma.
Com o corte da linha que Cleonice utilizava, agora ela tem que caminhar cerca de um quilômetro até a rua Campos Neto para pegar o transporte coletivo. “Isso prejudicou muito o trabalhador. Eu pegava o ônibus das 7h50min pra vir para o serviço, agora eu tenho que descer até o Steigleder e pegar o das 7h30min e ficar mais de 20 minutos esperando até começar a trabalhar”, diz Cleonice. A volta para casa também foi afetada. A moradora conta que agora tem que pegar a linha Costa da Serra, que além de ser mais cara é mais demorada. “Tenho que ficar esperando uns 30 minutos na parada”, relata.
Quem também teve a rotina alterada com o corte de linhas pela Vimsa foi dona Creni Monteiro Grubert, que mora na rua dos Imigrantes, no bairro Santa Rita. Ele também costumava utilizar a linha Estação pelo menos três vezes na semana para ir até a igreja, no Centro. “Ficou mais ruim, agora tem que pegar outro ônibus que vem da Germano e fazer toda a volta pra poder descer no Via 2, tem que andar mais”, conta dona Creni.
Redução das linhas foi negociada com a Prefeitura
A redução nas linhas foi negociada entre a Prefeitura de Montenegro e a Vimsa através da mediação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Conforme o Executivo Municipal, essa é uma das medidas que foram propostas para tentar atenuar a crise pela qual a empresa vem passando. “Nós estamos negociando, com a mediação do Cejusc, algumas concessões que a empresa está pedindo para continuar operando e atendendo o serviço com qualidade. Uma dessas solicitações é a redução de horários, aqueles horários que existia muito pouco usuário”, afirma o secretário Geral do Município, Vlademir Gonzaga.
Conforme o secretário, se a Prefeitura identificar que houve o corte de horários em que há demanda de usuários, essas linhas podem ser retomadas. “Se a gente detectar que houve alguma discrepância ou algum horário que tenha muita demanda que foi cortado, a gente pode emitir uma nova ordem de serviço solicitando que volte”, diz Gonzaga.
Além da redução das linhas, o Município negocia com a empresa a ampliação da idade da frota, para que os coletivos possam rodar por mais tempo; a redução nas alíquotas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e isenção da taxa do Funtran. Também está em estudo um aumento emergencial na tarifa, para R$ 4,80, que deve ser temporário.
A reportagem contatou a Vimsa para buscar explicações sobre os cortes de linhas, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta da empresa.