Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, mais uma fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O público alvo, desta vez, são crianças e jovens de 5 até 19 anos. No próximo sábado, dia 15 de fevereiro, haverá o Dia D, das 8h às 17h. A campanha será finalizada no dia 13 de março. A enfermeira Nicole Ternes, responsável pelo setor de Imunizações de Montenegro, destaca que é extremamente importante a caderneta de vacinação no momento do atendimento. “Para que se possa fazer a avaliação dela. Além da vacina tríplice viral (vacina aplicada nesta campanha), as demais imunizações estão à disposição nas unidades e os esquemas em atraso podem ser atualizados”, diz Nicole. Em 2019 e 2020 Montenegro não tem nenhum caso registrado de sarampo.

O Ministério da Saúde está fazendo chamamentos especiais para que a população coloque a caderneta de vacinação em dia, especialmente a imunização contra o sarampo, a tríplice Viral. Desta forma, apenas quem não está com o esquema completo que receberá a vacina. Em 2019 ocorreram duas fases da campanha. A primeira, em outubro, voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Depois, em novembro, o foco esteve em adultos jovens de 20 a 29 anos Agora é a vez de completar esse intervalo deixado pelas campanhas anteriores. “Temos outra campanha prevista para meados de agosto, para que todas as faixas etárias tenham o seu chamamento especial”, destaca Nicole.

A enfermeira lembra, porém, que esta é uma vacina de rotina, ou seja, está no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, e qualquer pessoa de 6 meses até 49 anos que chegar na sala de vacinas com esquema incompleto receberá a dose, independente de haver uma campanha. A diferença é que, com a campanha, mais pessoas vão até os postos de saúde para atualizar as carteiras. A maioria descobre que já está com o esquema completo. Então, não foram muitas aplicações. No caso de pessoas que não se recordam se estão em dia com a vacina, nem tem a carteirinha, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa é considerada não vacinada e deve receber as doses de acordo com a sua faixa etária.

Por se tratar de atualização de caderneta, a campanha em si não tem meta uma de imunizações a cumprir. Porém, existe uma meta anual estabelecida, independente de campanha, que os municípios mantenham 95% da sua população vacinada.

Onde se vacinar
A imunização estará sendo ofertada, durante o período de campanha, nos horários de funcionamento de cada sala de vacina:
ESF1 Germano Henke – 8h às 11h e 13h às 16h
ESF3 Industrial – 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
SMS Timbaúva – 7h30 às 18h
UBS Centro – 7h30 às 16h30
Dia D será em 15/02, das 8hs às 17hs
– ESF1 Germano Henke
– UBS Centro
– SMS Timbaúva

Esquema de doses X faixa etária:
6 a 11 meses: dose Zero
12 meses a 29 anos: 2 doses (aos 12 meses coma tríplice viral e aos 15 meses com a tetra viral)
30 aos 49 anos: 1 dose

Últimas Notícias

Destaques