Urnas começam a ser preparadas para eleições

Equipamentos estão sendo carregados com dados das seções onde estarão

Teve início na segunda-feira, 19, e deve seguir até sexta-feira, dia 23, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro nas 189 seções eleitoras da 31ª Zona Eleitoral, bem como urnas de contingência, para substituição caso preciso, e de urnas de lona, se houve necessidade. O procedimento é público e pode ser acompanhado e auditado por qualquer cidadão que tenha interesse. As urnas ali preparadas serão utilizadas em Brochier, Montenegro, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul.

Conforme o chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral, Diego Bonato Coitinho, o procedimento iniciado trata-se de uma preparação dos equipamentos por meio de carga de sistemas nas urnas. “São transferidas para dentro da urna informações como os eleitores que votam naquela seção, os candidatos e também os cargos em disputa”, explicou. Ele ressaltou que o prazo para realizar o procedimento vai até sexta-feira, mas que a previsão é que as equipes da 31ª Zona Eleitoral completem o procedimento até quinta-feira.

O preparo das urnas é feito por auxiliares de eleição. Eles são responsáveis por carregar os dados das seções e candidatos em cada equipamento, por checarem o funcionamento da urna e do teclado do mesário, por inserirem o pen-drive onde serão gravados os votos, por lacrar todo o equipamento e por separar o material que é enviado às seções.

“Depois (da preparação), a urna é guardada na caixa com os demais materiais que vão para as seções”, destacou Diego. Segundo ele, na próxima quarta-feira, as urnas preparadas serão ligadas para se verificar se elas continuam em perfeito funcionamento. Após isso, elas serão retiradas no sábado do dia 1º de outubro no cartório eleitoral e levadas para as suas respectivas seções para a votação que ocorre no dia 2 de outubro.

Passo a passo do procedimento

Últimas Notícias

Destaques