Com diversas atividades voltadas ao meio ambiente realizadas durante o ano, os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil Adenillo Edgar Rubenich – Tio Riba – buscam colocar os pequenos alunos em contato direto com a natureza. O trabalho é contínuo e engloba atividades teóricas e práticas, sempre com o intuito de enfatizar a importância dos cuidados com as questões ambientais.
Diretora da escola, Laís da Rosa Conceição explica o projeto desenvolvido por professores e alunos em 2022. “Nossa proposta neste ano teve como tema ‘Encantos e Encontros na EMEI Tio Riba’. Nele, um dos projetos era desenvolver todas as aprendizagens em cima desse encanto que é a nossa natureza, a fauna e a flora da Tio Riba. Cada turma se propôs a desenvolver o que estava se apresentando como necessidade”, salienta.
De acordo com Laís, as turmas do maternal ficaram com a tarefa de plantar flores e frutas, enquanto as turmas de jardim ficaram com a parte da reciclagem e coleta seletiva, inclusive convidando a comunidade para participar junto. “A educação infantil é a base, é a sementinha que vamos plantando com eles para o futuro. Se, na educação infantil, eles aprenderem o cuidado e a importância da natureza, vão seguir sendo crianças e, posteriormente, adultos responsáveis”, enfatiza a diretora.
Laís acrescenta ainda que, na EMEI Tio Riba, os alunos são instruídos, diariamente, a selecionar, separar e reciclar o lixo, não colocar o lixo no chão, o que se faz com o isopor e com o vidro, além de utilizar mais papel do que plástico. “É tudo trabalhado no dia a dia. Temos essa consciência da importância que nós, enquanto educadores, temos na formação dessas crianças”, complementa.
Do plantio à colheita, alunos participam de todo o processo
A turma Maternal 2A da EMEI Tio Riba iniciou o projeto ambiental no segundo semestre deste ano, com foco no plantio de flores. A professora Fabiana Rosa Nunes, que desenvolve a proposta com os alunos, ressalta que o trabalho realizado é contínuo, teórico e prático. “Plantamos as mudas, e explicamos em aula o que uma planta precisa para crescer e florescer. Eles plantam as sementes, regam, participam de todo o processo”, declara.
“Caminhamos pelo pátio para mostrar a eles as flores e até alguns bichinhos que nos ‘visitam’. Com eles, plantamos flores. Outra turma plantou frutas e verduras. Enquanto professora do maternal, onde o lúdico é a forma de aprendizagem, acredito que o encantamento das histórias infantis junto com a prática diária faz as crianças conhecerem e amarem o meio onde vivem, e só aprenderão a preservar aquilo que amam e vivenciam”, acrescenta Fabiana.
Já a turma do Maternal 2B, da professora Leila Maria Brandt Kerber, trabalhou bastante durante o ano a questão dos cuidados com a árvore plantada e o carinho que devemos ter com a natureza e o meio ambiente. Entre as atividades realizadas em sala de aula, a professora passou alguns vídeos de ações ambientais para os alunos.
“Os resíduos são revertidos em brinquedos para a escola”
A turma do Jardim 1, da professora Cristina Rech Ferreira, trabalhou durante o segundo semestre do ano letivo com foco na separação correta do lixo e também no reaproveitamento de alguns materiais. “Em sala de aula, conversamos em grupo sobre a importância de ajudarmos o meio ambiente. A partir disso, listamos atitudes que a natureza fica feliz quando realizamos”, salienta.
Entre as atitudes citadas por Cristina, estão: jogar o lixo na lixeira, separar o lixo corretamente; levar as tampinhas para o reciclado da escola; e reutilizar alguns utensílios, como as garrafas pet em vasos de flores. “Orientamos eles para trazerem os resíduos recicláveis para os Bags da escola, para serem reciclados e também vendidos. Os valores dos resíduos são revertidos em brinquedos e melhorias para a nossa escola”, destaca a professora.
A campanha de recolhimento de resíduos recicláveis e tampinhas foi divulgada para a “vizinhança” da escola, para os moradores próximos também ajudarem na campanha. “Confeccionamos panfletos explicativos e ilustramos com desenhos. Deixamos nas caixinhas de correio e entregamos para alguns vizinhos que encontramos em casa”, acrescenta Cristina.
Na medida em que as tampinhas foram chegando à escola, a turma foi dividindo os materiais por cores. “O comprador valoriza o produto separado, e para nós é uma proposta pedagógica também. Durante o projeto, conversamos e analisamos sobre a divisão dos resíduos, para quando eles trouxerem de casa, saibam o espaço correto desta divisão. Seguimos com estas propostas, sempre buscando maior abrangência por parte dos familiares e crianças”, completa a professora.