Ocorreu no começa da tarde desta sexta-feira, dia 12, a inauguração da farmácia do posto de saúde de São José do Maratá, no interior de São José do Sul. A instalação do espaço foi feita com mão de obra e materiais da Prefeitura e dará mais comodidade à população que reside na área, uma vez que não será mais necessário se deslocar até o Centro de Saúde, em Dom Diogo.
A farmacêutica Vanessa Pittol explicou que para fazer a retirada de medicamentos é preciso apresentar a receita. “Aqueles que fazem uso de medicamento continuamente, como para pressão e diabetes, normalmente eles já têm uma carteirinha e eles têm que trazer junto também”, reforçou. Para casos de medicamentos controlados e antibióticos é preciso apresentar a receita especial.
Vanessa ressaltou que, neste primeiro momento, estão disponíveis no posto de saúde de São José do Maratá apenas os medicamentos fornecidos pela farmácia do Município. “O que está ainda lá (no Centro de Saúde) são os medicamento do Estado, que são de alguns pacientes. Mas a ideia é trazer para cá também, para que seja feito tudo aqui”, explicou e reforçou que a ideia é que pacientes que são atendidos na localidade já saiam com os remédios para eles prescritos.
E não só isso. Outra novidade é que, agora, a comunidade também poderá fazer agendamento de consultas, exames e transporte no posto de saúde de São José do Maratá. Morador de São José do Maratá, Waldir Hartmann, 52 anos, recebeu com felicidade as novidades. “Antes sempre pegava (os remédios) lá em cima (Dom Diogo). Era complicado, ficava difícil. Poder retirar aqui fica melhor, é mais perto”, comentou. O atendimento no posto de saúde de São José do Maratá ocorre nas quartas e sextas-feiras das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h e inclui atendimento médico, de enfermagem, odontológico e farmacêutico, bem como coleta de exame citopatológico.
O secretário municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul, Ademir Valdir Kochenborger, disse que é gratificante apresentar a ampliação dos serviços. Segundo ele, a tendência é que haja um aumento da demanda de atendimentos no local e o desafogo no Centro de Saúde. Ademir também revelou que uma farmacêutica deverá começar a acompanhar a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atende em Linha Bonita Alta e Linha Bonita Baixa nas quintas-feiras.
Também presente na cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Laerte Antônio Junges trouxe outras novidades para a comunidade de São José do Maratá. Segundo ele, uma praça com pista de caminhada e cancha de areia será construída junto ao posto de saúde. Além disso, o Executivo conseguiu dar encaminhamento junto ao ministério da Educação para viabilizar a construção de uma creche na localidade – compromisso de plano de governo da sua gestão junto com a prefeita Juliana Maria Bender.
Município terá Dia D de Saúde no sábado
São José do Sul terá neste sábado, dia 13, o seu Dia D de Saúde. Na data, ocorrerá, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, vacinação contra a gripe, no Centro de Saúde. No mesmo local, a secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul promoverá a campanha do Maio Vermelho, com conscientização sobre o câncer bucal. Assim, haverá avaliação odontológica. Também serão realizados atendimentos sob agendamento de clínico geral, exame de citopatológico do colo do útero (CP), testes rápidos para rastreamentos de ISTs e serviços farmacêuticos.