No sábado passado, Lucas Fuler Coronas rendeu a companheira Fabiana Tavares Rodrigues, grávida de oito meses. Foram três horas de negociação até o desfecho do cárcere privado. Lucas teve a prisão preventiva decretada e a polícia tem até terça-feira para concluir o inquérito.
O fim de semana também foi violento no trânsito. No início da tarde de sábado a BR-386 registrou um grave acidente entre três veículos, em Montenegro. Na colisão frontal morreu Nardi Francisco da Silva, de 67 anos e outras quatro pessoas ficaram feridas.
Na mesma rodovia, no início da noite de sábado, um homem de 69 anos morreu em outro acidente na altura de Nova Santa Rita. Duas pessoas ficaram feridas.
A terceira ocorrência fatal nas estradas da região ocorreu no final da madrugada de domingo. Dois irmãos voltavam de uma festa quando se envolveram no acidente com suas motocicletas, no km quatro da RSC-287. Sidnei Machado Gonçalves morreu no local.
Já na tarde de segunda-feira, uma mulher cortou a mangueira do gás de cozinha com intenção de matar seus dois filhos e a si mesma. A mãe teria fechado a casa e se abraçado às crianças para concluir o crime. A motivação seria amorosa, após o companheiro terminar o relacionamento. Ela foi presa.
E o empresário montenegrino Nelson Joel de Oliveira Ferreira se apresentou à Justiça para cumprir o restante de sua pena, prevista em 10 anos de detenção. Ele é acusado do homicídio de Paulo Ariseu de Ávila, popularmente conhecido como “Dez”, em 1995. Ele tomou a decisão após sua prisão ser decretada pela Primeira Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre.
A prefeitura de Montenegro precisará devolver mais de R$ 170 mil ao Estado, devido a irregularidades na construção de casas populares no Loteamento Bela Vista, no bairro Estação. Sem o pagamento, Município pode entrar no Cadastro de Inadimplentes.
Quem sofre com as cheias do Rio Caí tem novamente uma esperança. O Governo Federal se comprometeu em atender essa antiga demanda da região. Serão necessários, neste momento, seis milhões de reais para elaboração do projeto de macrodragagem para contenção das enchentes que atingem principalmente Montenegro e São Sebastião do Caí.
Em Maratá, a solidariedade falou mais alto. Nessa quinta-feira, foi anunciado que a cidade co-irmã de Maratá, Rheinbollen, da Alemanha, doou R$ 28 mil para as vítimas do tornado do dia 8 de junho do ano passado. A doação será repartida entre as famílias atingidas.
E quem também busca se reaproximar de suas origens é Pareci Novo. Um grupo de trabalho Pareci Novo-Alemanha busca resgatar a história da etnia alemã, determinante na formação do Município. O grupo já descobriu, inclusive, que a cidade recebeu imigrantes da Holanda, Polônia, Luxemburgo e de outros países.
As obras no trecho inacabado da VRS-874, que liga os municípios de São Sebastião do Caí e São José do Hortêncio foram retomadas. Após negociação envolvendo a empresa e o Estado, ficou definida a retomada dos trabalhos até a próxima semana.
Em São José do Hortêncio está acontecendo o segundo final de semana da Festa do Aipim. O evento tem comida típica alemã, cervejas artesanais, apresentações culturais, jogos rurais, caminhada ecológica, comercialização de mandioca e shows para todos os públicos.
O final de semana também está animado em São José do Sul, que tem o encontro das Comunidades, neste domingo. O evento faz parte da programação dos 22 anos do município e inicia às 9h30min, com um desfile de tratores e comunidades junto à Praça Municipal.
No esporte, estreamos nesta semana um especial sobre a Copa do Mundo de 2018. Na primeira coluna, o destaque foi o técnico Tite. Além disso, relembramos números e curiosidades sobre os primeiros mundiais da história.
No final de semana, começa o Campeonato Brasileiro, tem jogos do Fera pelo estadual e clássico entre times de Maratá e Brochier na Taça da Amizade.