Quatro bairros atingidos pelo temporal de sábado

O balanço final da Defesa Civil de Montenegro em relação ao temporal do último sábado, dia 28, foi de quatro bairros atingidos severamente. Nas comunidades Santo Antônio, Rui Barbosa, Ferroviário e Olaria houve casas com telhado danificado e queda de árvores, inclusive sobre a rede elétrica. Mas o São João foi o mais afetado, somando 13 residências com parcial destelhamento, além de ter ficado sem luz entre 15 horas de sábado 2 horas de domingo. Ao todo, foram distribuídos 90 kits de lona, com média de 40 metros quadrados.

No bairro Panorama, ao menos duas piscinas do mostruário de uma loja, localizada às margens da RSC-287, foram arremessadas sobre a rodovia. Elas se quebraram no trecho pouco antes da rotatória da Ramiro Barcelos. Nenhum veículo ou pessoa foi atingido, e os proprietários e funcionários da loja retiraram rapidamente o material.

Um caso grave ocorreu na BR-386 – km 419, em Montenegro – onde uma árvore caiu sobre um veículo Kia Sportage, com placas de Lajeado. Duas pessoas que estavam no veículo ficaram levemente feridas.

Ginásio da Escola Estadual Jacob Hoff, em Harmonia, ficou completamente destruído pelo vendaval. Foto: Prefeitura de Harmonia

Harmonia faz campanha após vendaval
Alguns estragos foram notificados em outras cidades do Vale do Caí, mas nada comparado à destruição em Harmonia. Segundo o instituto Metsul, durante cinco minutos a cidade – distante 23 quilômetros de Montenegro – foi varrida por ventos superiores aos 100 km/h, em fenômeno chamado “micro-explosão”.
Estruturas foram colapsadas e outras totalmente destruídas. Caso do ginásio da Escola Estadual Jacob Hoff, do qual restaram apenas pedaços de duas paredes. Também o telhado da Associação Cultural, Artística e Esportiva “Educando para o Futuro de Harmonia” foi arrancado. Nesta segunda-feira, dia 30, a Defesa Civil ainda contabilizava os prejuízos, que apontavam 300 casas com telhado quebrado.

Últimas Notícias

Destaques