647 alunos de 16 escolas se formaram no Programa da Brigada Militar
Alegria e energia marcaram a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), em Montenegro. O evento ocorreu na noite dessa quarta-feira, 7, no Ginásio do Sesi. Ao todo, 645 estudantes de 16 escolas do município receberam certificado de participação nas aulas do Proerd. Além do conhecimento adquirido nos encontros com os instrutores do Programa, do 5º Batalhão da Polícia Militar, a garotada ganhou mimos. Os mais sortudos ganharam uma bicicleta no sorteio realizado.
Uma multidão lotou o Ginásio para prestigiar a formatura dos alunos. Carlos Eduardo Ferreira e Letícia Ferreira, pais da Helena Ferreira de Lima, de 11 anos, – aluna da Escola Estadual Januário Corrêa – estavam em meio ao público. Animado com a cerimônia, o casal comenta as mudanças vistas no comportamento da filha mais velha, a partir do ingresso no Programa. “Ela chegava em casa, depois da aula, contando como foi. Ela aprendeu muitas coisas, como evitar as drogas, ensinou a mana mais nova sobre o que pode e o que não pode fazer. A Helena adorou ter participado do Proerd”, conta Letícia.
A educadora da Escola Estadual Cel. Álvaro de Moraes, Janaina Vargas, também tem uma percepção positiva sobre o comportamento dos alunos que participaram dos encontros do Programa. “Quando falamos no Proerd, eles ficam na expectativa de saber o que é. Primeiro, acham que é um programa só contra as drogas, no decorrer das aulas, eles começam a ver que fala em comportamento, bullying, bebidas e várias atitudes que podem mudar a vida deles”, observa a professora. “Eles começam a levar isso pra casa. A gente nota a diferença no comportamento entre o início e o fim do Proerd”, acrescenta.
Quem viveu a experiência do Proerd na prática garante ter aprendido lições que serão levadas para a vida adulta. “Acho muito importante ter participado, gostei muito. Aprendi que não podemos usar drogas em hipótese nenhuma, porque elas são muito perigosas”, diz a estudante da Escola Walter Belian Marina da Cruz Borges, de 11 anos.
Em Montenegro, as aulas do Proerd são executadas pelos instrutores Bruna Hillig de Lemos, Daniella Araújo Ceratti, Geovani dos Santos, Lucas Dias de Mattos e Tainá Antoniazzi Finkler. A BM conta com o apoio da comunidade e empresas que colaboram junto ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para aquisição de materiais, como camisetas, brindes, bicicletas, estrutura física para formatura.
Conforme o subcomandante do 5º BPM, major Ricardo Machado da Silva, 2022 foi um ano positivo para o Proerd na região. “A Brigada Militar atribui uma meta numérica de alunos atingidos pelo programa para cada região e nós a superamos com muita folga. Na área do 5º BPM, nossa meta era de 774 alunos e, ao final dos trabalhos, foram 1222 crianças que participaram do programa”, relata.
Além disso, o próximo ano pode apresentar novidades. “Sugerimos ao Poder Público Municipal de Montenegro, a exemplo do que já ocorreu em Salvador do Sul, que transforme o Proerd em política pública do município. Houve o interesse do Executivo local e estamos aguardando o retorno”, conta o major.
Escolas participantes
EEEM Ivo Büller Ciep
EEEF Tanac
EMEF Dr Walter Belian
EMEF Henrique Pedro Zimmermann
EMEF Adelaide Sá Brito
EEEF Aurélio Porto
EEEF Yara Ferraz Gaia
EMEF do Bairro São Paulo
EMEF Coronel Álvaro de Moraes
EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
EMEF Lena Pithan
EMEF Cinco de Maio
EMEF Carlos Frederico Schubert
EMEF Manoel de Souza Moraes
EMEF Januário Correa
EEEF Dr. Jorge Guilherme Moojen
Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência Proerd, é uma atividade educacional preventiva, desenvolvido pela Polícia Militar, nas escolas, visando a valorização da vida. O Programa busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e segura.