No sábado de Carnaval, 10, a cantora Ivete Sangalo deu à luz suas filhas gêmeas, Marina e Helena. E uma das imagens que mais chamou a atenção veio de um vídeo postado por ela nas redes sociais. Pouco antes de ir para a sala de parto, ela dança junto de familiares e amigos. “E é com muita alegria que a mamãe mais feliz do mundo vai fazer o maior Carnaval da sua vida na maternidade!!! Orem por nós! Deus comigo sempre. Amo vcs!”, foi a legenda.
No caso de Ivete, que teve as filhas por cesariana, a dança não passou de uma brincadeira e de um momento de relaxamento. Porém, há grávidas fazendo uso dessa técnica para auxiliar na dilatação necessária para o parto normal. Mulheres que dançam têm maiores chances de ter uma dilatação completa em menos tempo. Mas não precisa ser o axé de Ivete. A dança pode ter ritmo lento e assim também auxiliar a acalmar a mamãe naqueles momentos de aflição. Os médicos indicam, também, que cada gestante respeite as indicações do seu obstetra.
Caminhar também auxilia no trabalho de parto. É indicado uma hora de caminhada pela manhã ou à tarde, no intuito de facilitar a dilatação. Se não há disposição para tanto, 30 minutos já ajudam. Isso também auxilia no encaixe do bebê na pelve para sair. Alguns obstetras também indicam exercícios na bola de Pilates. Mas é claro que tudo depende da indicação médica e da evolução da gestação de cada paciente.
O parto de Ivete estava previsto para o dia 22, mas ela entrou em trabalho de parto por volta das 0h do sábado. As meninas nasceram com aproximadamente 2,5 kg cada e passam bem. O parto foi realizado no Hospital Aliança, em Salvador. Na terça-feira, Ivete apareceu na janela do quarto e trocou algumas palavras com fãs e jornalistas. “As meninas são lindas. O parto foi lindo. São quietas. Estou amamentando as duas ao mesmo tempo. Nas primeiras noites, a adaptação é mais difícil, mas já se apegaram, e eu tenho muito leite, graças a Deus”, falou Ivete. Ela teve alta na quarta-feira, 15.