TRISTEZA para uns, alegria para outros. Peixes retirados do rio de forma ilegal alegram cidadãos de baixa renda
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Montenegro realizou uma operação contra pesca irregular na manhã dessa quinta-feira, 9. A ação resultou em um homem detido pela prática ilegal de pesca com rede, e por não ter licença para a atividade. Além disso, material de pesca foi apreendido, peixes foram devolvidos ao rio e outra parte do pescado foi doada para famílias carentes da cidade.
A operação ocorreu no trecho do Rio Caí em Montenegro. A Patram apreendeu 300 metros de redes de pesca, prendeu um indivíduo, que pescava no momento, e soltou 25 peixes. Foi lavrada ocorrência policial no ato. Após as apreensões, inclusive da embarcação, o sujeito foi liberado. Após o encaminhamento da ocorrência para a Polícia Civil, será aberto inquérito do caso.
Depois de fazer cumprir a lei que proíbe a pesca com uso de rede e sem prévia licença, a Patrulha Ambiental levou um pouco de alegria para famílias carentes dos bairros Industrial e Estação. A doação dos peixes foi realizada de imediato. Enquanto uma guarnição trabalhava na água, outra, que estava em terra, repassou o pescado ainda fresco para moradores de baixa renda.
Segundo o comandante da Patram, tenente Luís Fernando da Silva, 30 quilos das espécies carpa, jundiá, traíra, piava e pintado foram distribuídos para seis famílias. “Eles ficaram muito contentes com as doações. Essas pessoas não teriam condições de comprar peixe para a Semana Santa. Todas são famílias carentes, eles não tinham nenhum tipo de carne em casa”, conta o comandante.