Pareci Novo: Ação com alunos visa recuperar mata ciliar do Arroio Maratá

Plantio de mudas fez referência ao Dia da Árvore

Num trabalho em equipe, alunos dos 3º, 4º e 5º Anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Ramos auxiliaram funcionários da Prefeitura de Pareci Novo a plantarem árvores nas margens do Arroio Maratá com o objetivo de recuperar a mata ciliar do local. A ação, ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 27, foi alusiva ao Dia da Árvore – celebrado em 21 de setembro – e também fez parte do projeto Parque do Arroio.

Objetivo da ação é recuperar mata ciliar de trecho do Arroio Maratá

Os estudantes botaram a mão na terra e ajudaram a plantar 150 árvores, entre frutíferas e nativas. Atentos, eles aprenderam os passos e técnicas para realizar o plantio. De acordo com o idealizado do Parque do Arroio, Júlio Ritter, os alunos foram os primeiros a colaborarem com o projeto.

O publicitário explicou que o projeto Parque do Arroio tomou forma no começo de 2021 e, até o momento, tem focado em ações de conscientização e preservação. “Essa é uma primeira etapa. Na sequência a gente pretende desenvolver ações como essa de hoje, ações educativas”, ressaltou. No futuro o espaço, formado por propriedades particulares, deve receber trilhas e uma melhor estrutura de acesso à conhecida “prainha”.

Mãos sujas e sorriso no rosto: alunos aprovaram a experiência

Segundo o vice-prefeito de Pareci Novo e titular da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Schneider, ações semelhantes de plantio de árvores envolvendo funcionários da Prefeitura e alunos da rede municipal devem ocorrer mais vezes. “É em parceria com as crianças para já ir estimulando elas ao plantio de árvores e aos cuidados com a nossa natureza”, destacou.

Fábio ressaltou que a recuperação da mata ciliar é bastante importante. “Aqui está bem nítido, se a gente olha a lateral (do arroio), tem bastante erosão. As árvores ajudam a segurar, a evitar a erosão”, comentou. O vice-prefeito salientou, ainda, outras ações em prol do meio ambiente que vem sendo realizadas na cidade, como a limpeza da rua dos Parecys feita na última sexta-feira, dia 23.

A diretora da EMEF Rui Ramos, Cristina Machado, destacou que a escola sempre trabalhou com projetos direcionados ao meio ambiente e que ficou feliz em receber o convite para participar da ação. “As crianças ficaram muito felizes. A gente espera que tenhamos conseguido contribuir e fazer a nossa parte”, afirmou.

O projeto Parque do Arroio

Projeto Parque do Arroio visa conscientizar para preservar o Arroio Maratá

Com o objetivo de preservar trecho do Arroio Maratá, um dos afluentes do Rio Caí e com importância histórica, em Pareci Novo, Júlio Ritter lançou em 2021 o projeto Parque do Arroio. Junto com outros proprietários de terra do lado de Pareci Novo do curso da água, e com apoio do Poder Público e de empresários locais, ele deu início a uma campanha de conscientização e preservação que está avançando.

Conforme o publicitário, no futuro a área deve transformar-se num espaço educativo e também de lazer. Outras ações, como a recuperação da antiga ponte sobre o arroio, próximo da foz com o Rio Caí, e a construção de um paradouro no local também são pensadas.

Para desenvolver o projeto, Júlio também pretende ampliá-lo. O publicitário busca apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente de Montenegro para levar o Parque do Arroio para a margem contrária.

Júlio Ritter (D) é idealizador do projeto Parque do Arroio

Últimas Notícias

Destaques