Situação da via que dá acesso à escola agora é principal preocupação
Após as reformas realizadas pela Prefeitura de Montenegro, a EMEI José Flores Cruz, no bairro Aeroclube, viu algumas das suas principais demandas atendidas. No entanto, apesar dos avanços significativos, os pais dos alunos continuam enfrentando problemas com a infraestrutura externa da escola e aguardam melhorias na rua que dá acesso à instituição.
A reforma da escola, que incluiu a resolução de problemas estruturais e de saneamento, foi concluída ainda no ano passado. Foram realizadas obras nas vigas que sustentam as salas de aula, que estavam deterioradas e causavam o abaulamento de duas salas. Também foi realizada a construção de um reforço na estrutura de parte do prédio, após a constatação de desgaste em algumas vigas e pilares de concreto armado.
No entanto, ainda está pendente a recuperação do aterro sobre a fossa, que cedeu. Conforme Shana Bronca, representante do CPM da EMEI José Flores Cruz no segmento pais, até o momento, a escola não recebeu uma nova carga de aterro para concluir a recuperação. Parte do aterro colocado no local veio de doação de um pai de aluno da instituição.
Outra situação que gera preocupações aos pais é na rua que dá acesso à escola. “É uma demanda já solicitada inúmeras vezes: arrumar buracos, repor calçamento e repor meio-fio. Esta ainda não foi atendida”, relata Shana. Ela destaca que a falta de manutenção tem gerado alguns problemas, como muito pó em dias quentes e barro nos dias de chuva, afetando o deslocamento e o conforto dos alunos, pais e funcionários.
Ar condicionado está sendo solucionado
Em relação à instalação de ar condicionado na escola, que é uma demanda antiga, houve progresso significativo. Em 2020, o CPM contratou uma empresa para realizar um estudo técnico da capacidade e estrutura da rede de energia da escola, o qual foi encaminhado para a RGE. “Com base neste estudo, foi iniciado o trâmite de melhorias na rede pela Prefeitura. Uma empresa que recebeu incentivos fiscais teve como contrapartida realizar a nova entrada de energia e cabeamento interno, o que está em andamento”, explica Shana.
Além disso, com a ajuda de emenda impositiva da Câmara de Vereadores, foram adquiridos condicionadores de ar, que já foram instalados pela Secretaria Municipal de Educação. Agora, os pais esperam a conclusão das melhorias na rede de energia para colocar em funcionamento os aparelhos de ar condicionado. “A escola sempre tem demandas a serem executadas e muitas vezes o CPM acaba entrando em ação para solucionar problemas como compra de material e manutenções”, afirma Shana.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para buscar um retorno sobre as melhorias na via de acesso à instituição, demanda solicitada pelos pais. Através da Assessoria de Imprensa, a Administração Municipal informou que a rua Elita Griebeler, onde fica localizada a Emei José Flores Cruz, está na lista de vias públicas que serão asfaltadas pela Prefeitura nos próximos meses. A obra contempla também microdrenagem e meio-fio. Os serviços deverão ser executados ainda este ano.