A MetSul Meteorologia adverte para dois episódios extremos nos próximos dias. Depois de dois dias agradáveis na maior parte do Rio Grande do Sul, a temperatura vai disparar nesta quinta-feira com o ingresso de ar mais quente no território gaúcho na véspera de um novo episódio de chuva e temporais que afetará os estados do Sul do Brasil. O dia começou ainda amena na maioria dos municípios e até com um pouco frio na Serra. No decorrer do dia, entretanto, os termômetros avançam, e a tarde será muito mais quente, podendo atingir de 33ºC a 34ºC na área da Grande Porto Alegre e dos vales.
Em seguida, ressalta a MetSul, inicia novo episódio de intensa instabilidade que vai afetar os estados do Sul do Brasil, entre o final desta semana e o começo da próxima. O prognóstico é “com alto risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados”, entre sexta e segunda-feira, dias 6 e 9 de dezembro. Será o segundo episódio de tempo severo a afetar o Sul em menos de uma semana.
O episódio previtos para os próximos dias, entretanto, terá características distintas, tanto na natureza dos fenômenos como na abrangência da área afetada pela chuva e os temporais. Se o evento de instabilidade do último domingo atingiu mais o Rio Grande do Sul, o episódio de instabilidade entre o final desta semana e o começo da próxima alcançará os três estados da Região Sul.
Novo alerta ao Rio Grande do Sul
Na sexta-feira, uma área de baixa pressão vai atuar mais no Rio Grande do Sul, instabilizando o tempo nos estados do Sul. No sábado, uma forte massa de ar frio para os padrões de dezembro ingressar no pelo sul do estado. Veja vídeo no Youtube de MetSul.
O ar frio ativará uma frente fria com chuva forte e temporais principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. A frente, entretanto, deve passar à semi-estacionária no fim de semana sobre Santa Catarina e o Paraná. Essa situação gera chuva forte e temporais isolados em diversas cidades ao passo que no Rio Grande do Sul o tempo deve melhorar.