A primeira turma de alunos do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Paulo Freire, da Penitenciária Modulada de Montenegro, concluiu os estudos em nível Fundamental. A formatura ocorreu nessa terça-feira, dia 13, na casa prisional.
A cerimônia foi acompanhada pela coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ileane Bravo, a adjunta, Melissa Goulart, e a chefe do RH, Maria José Fernandes dos Reis. Na ocasião, os nove formandos mostraram os trabalhos pedagógicos realizados ao longo do ano.
A unidade do NEEJA da Penitenciária Modulada de Montenegro é uma das 59 que existem no Estado e foi inaugurada em março deste ano. Para a coordenadora da 2ª CRE, é uma iniciativa importante por buscar a inserção social daqueles que, por razões diversas, tiveram que abandonar a escola.
Outras ações na PMM
Conforme o diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, Edson Neves, 2022 foi um ano de conquistas para a casa prisional, no que diz respeito a ações de educação e trabalho.
Atualmente a PMM possui firmados quatro Protocolos de Ação Conjunta (PAC), que possibilitam o desenvolvimento de ações de trabalho na instituição prisional. Por meio destes, cerca de 100 detentos contam com remuneração por suas atividades.
Além disso, foram instalados dois pavilhões de trabalho.”No total entre o trabalho remunerado e por remição, temos aproximadamente 400 pessoas trabalhando”, relata Edson.
Os cursos profissionalizantes na penitenciária também mostram resultados, 20 pessoas privadas de liberdade se formaram em Corte e Costura e outras 20 em Panificação.