Condecom alerta para fraudes. 78 casos foram registrados em Montenegro em 2022
As fraudes na contratação de empréstimos consignados por telefone têm sido cada vez mais recorrentes. Em Montenegro, somente em 2022, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) registrou 78 casos de contratações não reconhecidas, sendo atualmente a maior demanda do órgão. A preocupação é ainda maior com o aumento do salário mínimo, pois os aposentados e pensionistas do INSS passarão a ter uma margem maior de endividamento.
O secretário-executivo do Comdecon, Fábio Barbosa, relata que as fraudes geralmente acontecem através de um terceiro envolvido. “Existe o banco, que é quem vai fornecer o dinheiro, o consumidor, que está contratando e vai receber o dinheiro, e no meio existe um correspondente, a empresa que tem o contrato com o banco. O problema não está aqui, mas em um terceiro agente, que trabalha para o correspondente na captação de clientes”, pontua Barbosa.
Conforme o secretário-executivo do Comdecon, a fraude acontece através desse terceiro agente, que utiliza as informações do consumidor e se passa por ele para fazer a contratação do empréstimo consignado com o representante do banco. “Na maior parte dos casos, o consumidor recebe uma ligação dizendo que teria um valor para receber do governo ou um saldo da aposentadoria. Esse terceiro então faz com que o cliente passe algumas informações por telefone. Com esses dados, se passa pelo consumidor e faz a contratação”, explica.
No caso de contratação que não acontece de forma presencial, existem regras específicas que reconhecem a assinatura do consumidor no contrato, como o reconhecimento facial e o envio de links de confirmação. No entanto, o que o Comdecon tem identificado é que, em alguns casos, o terceiro agente também acaba fraudando essa etapa da contratação. “O que nós vimos em um caso é que não é o número do consumidor que está no contrato, mas um número com prefixo de São Paulo, de onde partiu as confirmações. Então nós temos o consumidor aqui no Rio Grande do Sul e as confirmações partiram de um número desconhecido de outra cidade. É evidente que alguém deu a confirmação, mas não foi o consumidor. São indícios claros de fraude”, destaca Fábio.
Quais os alertas para evitar fraudes?
De acordo com o Comdecon, algumas medidas são importantes para não cair em golpes envolvendo a contratação de empréstimos consignados por telefone. A primeira delas é evitar atender ligações de números desconhecidos. As fraudes também acontecem pelo WhatsApp, por onde não é recomendado fazer contratações ou passar dados pessoais.
Outra prática bastante comum por parte dos golpistas é a solicitação de fotos ou selfies, que não devem ser enviadas, porque podem ser utilizadas para confirmações sem a autorização do cliente. Ao receber links desconhecidos por mensagem de texto ou pelo WhatsApp, o consumidor não deve clicar, pois pode estar dando autorizações para contratações. A recomendação do Comdecon, para quem quer fazer alguma contratação, é procurar um banco ou um correspondente autorizado.
O que fazer ao ser vítima da fraude?
O consumidor deve estar sempre atento a sua conta bancária. Segundo o secretário-executivo do Comdecon, Fábio Barbosa, é recomendado acompanhar mensalmente o extrato das movimentações. “Primeiramente, se entrar dinheiro desconhecido na conta, a pessoa deve procura o próprio banco e solicitar a verificação de onde veio aquele valor. Também não deve mexer naquele valor e procurar o Procon, que vai abrir o procedimento. Na sequência, fazer um boletim de ocorrência policial”, explica.
A orientação para o consumidor é devolver o valor mediante a uma devolução direto pelo seu banco, ainda, através de procedimento de acordo no Procon ou via processo judicial. “São as únicas formas de garantia que o dinheiro está voltando para quem mandou para ele”, pontua. Há casos em que o consumidor foi vítima também ao tentar fazer a devolução do dinheiro, mandado o valor para outros. “Então ele pode ser vítima de dois golpes, por isso a recomendação é: não faça nada de impulso, primeiro busque todas as orientações adequadas para depois fazer qualquer devolução”, conclui.