Como divulgado nesta semana, devido a baixa procura pela população, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe não foi encerrada no dia previsto. Por isso, os municípios seguirão aplicando as doses, disponíveis a todos acima dos 6 meses de vida. O novo prazo valerá enquanto houver doses. Para levar a vacina contra a Gripe para mais perto da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro realiza, nesta sexta-feira, 2, mais uma ação de imunização nos bairros do município. Depois de realizar atividades no Centro e no Timbaúva, a Vigilância estará vacinando no Supermercado Vantajão, que fica na RSC-287, junto ao Panorama. A aplicação iniciará às 10h e se estenderá até as 16h.
De acordo com a chefe do setor de Imunizações, Nicole Ternes, para ser vacinado, não precisa ser morador do bairro. Ações como essa tem imunizado centenas de pessoas em Montenegro. No último dia 31, na Praça Rui Barbosa, durante o Dia do Desafio, foram aplicadas 95 doses. Na atividade do bairro Estação, a SMS aplicou 166 doses. Em Montenegro, dado mais recente, do dia 30, mostra que foram vacinadas 14.060 pessoas, o que corresponde a apenas 39,03% do público alvo.
Segundo Nicole, as pessoas que já receberam a vacina contra a Covid-19 podem ficar tranquilas, pois não há necessidade de intervalo entre os imunizantes. A equipe da SMS pede que as pessoas levem o cartão de vacina. “É importante que as pessoas procurem o serviço para se imunizar contra a Gripe”, enfatiza Nicole, ao destacar que a demanda de atendimento de pessoas com doenças respiratórias segue aumentando no município. A vacina continua disponível, também, nos postos de saúde da cidade. A Secretaria, inclusive, faz um chamamento especial às gestantes e puérperas (que tiveram bebês a até 45 dias). Nestes casos, a imunização das mães ajuda a proteger os bebês.