Prefeitura diz que rua está no cronograma para pavimentação
Um dos principais acessos ao bairro São Paulo, a Av. Espanha enfrenta sérios problemas de trafegabilidade. Tomada por buracos, a via está praticamente intransitável, situação que piora em dias de chuva. Moradora do local, dona Maria Regina Kossmann, 55, conta que levar os netos para brincar na Praça dos Pinheiros tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. “A rua está péssima, a gente sai com as crianças e passa o maior trabalho. Está cheio de buracos e soltar as crianças no chão não dá nem pra pensar, tem que levar de carrinho”, destaca a avó.
A situação não afeta somente os motoristas que passam pelo local. Dona Maria Regina aponta que os pedestres também enfrentam os buracos e o barro. “Em dias de chuva todos se molham e ficam com o sapato cheio de barro”, afirma. A filha e outros moradores têm que se deslocar pela rua até a Av. Júlio Renner, a Via II, onde pegam a condução para ir para o trabalho. “A minha filha, todo dia, sai de casa antes das 7h da manhã. Assim como ela, outros quatro que saem cedo pra pegar o ônibus. Em dia de chuva vai todo mundo de galocha, mesmo assim chegam molhados na parada”.
O presidente da Associação Comunitária do bairro São Paulo, João Alberto Calgaro, afirma que a demanda para a pavimentação já é antiga. “Nós temos um problema sério aqui Av. Espanha, que é a primeira rua do bairro, onde fica a Praça dos Pinheiros. Está praticamente intransitável e em dia de chuva que a gente vê o que tem de buraco, um em cima do outro”, diz o líder comunitário. Segundo Calgaro, a própria Associação Comunitária já fez pedido e abriu protocolo junto à Prefeitura para pavimentação da via, mas até agora nada foi feito. “Nós já fizemos pedidos e temos protocolo pra pavimentação asfáltica nessa rua. É uma situação urgente, então pedimos pra Administração dar uma olhadinha por nós. Precisamos que eles façam isso o mais rápido possível, porque é a entrada do bairro”, conclui.
Questionada, a Prefeitura afirmou que a Av. Espanha está em cronograma de contratação para execução de obra de pavimentação asfáltica, que deve ser realizada até o final de 2023. Já a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos disse que a manutenção da via foi realizada há cerca de 30 dias. De acordo com o secretário Neri de Melo Pena, o Cabelo, uma vistoria deve ser realizada no local para avaliar a necessidade de uma nova intervenção.