Diminuição do número de urnas não deve gerar mais filas no dia da eleição
Os moradores de Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul, que integram a 31ª Zona Eleitoral, devem ficar atentos. Nas cinco cidades, pelo menos 23 seções serão suprimidas no pleito deste ano. Em todo o Estado, são cerca de 4 mil, aumentando um pouco a concentração de votantes em cada local. Segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), cada seção passará a atender, em média, a 400 eleitores. Até então, eram 300. Em alguns casos, esse número poderá chegar a 450 pessoas.
Na região, as modificações não devem causar maior impacto na formação de filas, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Diego Bonato Coitinho. O que vai ajudar bastante é a dispensa do voto biométrico, que normalmente torna o processo mais lento, e a ampliação do horário de votação. As seções passarão a funcionar às 7h ao invés das 8h, como ocorria em pleitos anteriores.
Na 31ª Zona, a cidade com maior número de alterações é Montenegro, em 19 das 151 seções. Diante das mudanças, o Rio Grande do Sul ficará com cerca de 29 mil urnas distribuídas em 24 mil seções, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Como consequência, haverá redução no número de mesários.
Coitinho explica que as alterações serão fruto de três processos diferentes: equalizações (quando existe mais de uma seção no mesmo endereço, uma delas é suprimida e os eleitores são transferidos para as outras), agregação (quando duas seções com poucos eleitores são temporariamente unidas) e anexação (extinção definitiva de uma seção e remanejamento de todos os eleitores). “Em geral, estas medidas visam economia de recursos (urnas eletrônicas, auxílio-alimentação para mesários e demais gastos relacionados)”, explica o chefe do Cartório.
Confira, no quadro, as mudanças que valerão para o dia 15 de novembro na região. Caso alguém tenha dúvidas sobre o seu local de votação, poderá verificar previamente a seção correta através de consulta no aplicativo “e-Título”, disponível na Play Store, que é uma versão digital do Título de Eleitor.
As mudanças:
Seções equalizadas
Neste pleito, os eleitores destas seções votarão em outras urnas, mas no mesmo local. Quando chegarem ao prédio, serão orientados por dois auxiliares de divulgação, que terão uma listagem com nome e seção atualizada de cada pessoa.
Seção 218 da Escola Ivo Bühler – CIEP;
Seção 150 da Escola José Pedro Steigleder;
Seção 212 da Escola Junto ao Núcleo Habitacional Promorar;
Seção 178 da Escola Cinco de Maio;
Seção 77 da Escola Adelaide Sá Brito;
Seção 211 da Escola Walter Belian;
Seção 177 da Escola Manoel de Souza Moraes;
Seção 109 da Escola Cel. Álvaro de Moraes;
Seção 224 do Colégio Estadual Doutor Paulo Ribeiro Campos;
Seção 113 da Escola Aurélio Porto;
Seções 36 e 138 do Colégio Sinodal Progresso;
Seção 99 do Instituto de Educação São José;
Seção 103 da Escola Estadual Técnica São João Batista;
Seções agregadas
Neste pleito, todos os eleitores destas seções são transferidos para outras seções.
Seção 123 da Sociedade Cultural e Esportiva de Santos Reis será agregada à seção 24 (Montenegro);
Seção 229 da Escola Rui Ramos será agregada à seção 56 (Pareci Novo);
Seção 87 da Escola Delfina Dias Ferraz será agregada à seção número 09;
Seção 91 da Escola Delfina Dias Ferraz será agregada à seção número 40;
Seção 137 da Escola Delfina Dias Ferraz será agregada à seção número 48;
Seções anexadas
Deixam de existir definitivamente e, a partir deste pleito, os eleitores passam a votar sempre em outras urnas.
Seção 231 da Escola Catarina Fridolina Weisheimer será anexada à seção número 49 (Pareci Novo);
Seção 72 do Ginásio da Linha Tigre será anexada à seção número 44 (Brochier);
Seção 120 da Escola Emilio Bauer será anexada à seção número 60 (Brochier).
* Nesta eleição, não haverá urna para votação junto à Penitenciária Modulada Agente Jair Fiorin, situada na localidade de Pesqueiro, interior de Montenegro, por falta de apenados aptos ao exercício do voto.