Deoclides da Silva, a pedido do Ministério Público em Triunfo, foi condenado pelo Tribunal do Júri nessa segunda-feira, 7, por matar mãe e seus três filhos no dia 9 de janeiro de 2019. O crime ocorreu no Bairro Barreto, em Triunfo. O acusado também tentou matar o quarto filho, mas não conseguiu. O réu foi sentenciado a 61 anos e 5 meses de reclusão.
Conforme a promotora de Justiça Marcéli da Silva Serafim Preis, que atuou em plenário, o réu travou uma discussão com a mãe e duas de suas filhas por desentendimento mesquinho de vizinhança. De acordo com relatos de testemunhas, o réu e as vítimas tinham dificuldade de convivência.
Após esse desentendimento, por volta de 11h30, o réu passou a desferir golpes de facão nas mulheres, atingindo, nesta ordem, Valéria Pereira Borges, 28 anos, Valquíria Pereira Borges, 30 anos, e Mirian Ribeiro Pereira, 52 anos, todas atingidas com golpes na região torácica. Após os três assassinatos, o réu correu atrás de João Paulo Pereira Borges, 21 anos, e o matou com uma facada na porta de casa. Valéria, Valquíria e João eram filhos de Miriam. O réu ainda tentou matar outro filho de Mirian, mas esse conseguiu entrar em casa e trancar a porta. Após ficar foragido, o autor dos crimes foi capturado e está recolhido ao sistema prisional desde então.
Os crimes reconhecidos pelo Conselho de Sentença foram homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) contra Valéria, homicídio qualificado (mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) contra Valquíria, homicídio qualificado (mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) contra Mirian, homicídio qualificado (motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) contra João e tentativa de homicídio qualificado (motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) contra o outro filho de Mirian.
Clique aqui para relembrar o caso.
Fonte: MP/RS