HM passa por vistoria de rotina da Vigilância Sanitária Estadual

Pronto socorro funciona em espaço temporário desde 2021

Desde a semana passada, equipes da Vigilância em Saúde do Estado realizam vistorias de rotina no Hospital Montenegro (HM) 100% SUS. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, não há nenhuma auditoria especial programada para o Hospital e não houve denúncia, sendo uma atividade técnica em setores. Ainda segundo o órgão, todos os meses ocorrem essas auditorias ordinárias para avaliar as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH’s) nas casas de saúde gaúchas.

Os trabalhos devem se estender até o dia 9 deste mês, resultando em relatório com apontamentos. O diretor executivo do HM, Carlos Batista, confirma que na semana passada os técnicos vistoriaram as condições da alas Cirúrgica, Pediátrica e Sala de Exames Especiais. O Pronto-Socorro (PS) também foi avaliado, o que pode gerar notificação pelo fato de estar improvisado durante a ampliação de seu espaço original.

Batista destaca que o Hospital não vê as vistorias de forma negativa, já que são procedimentos comuns, e servem para qualificar a casa de saúde. “Para nós a Vigilância Sanitária é muito bom. Porque ela nos ajuda a corrigir os problemas que possivelmente tenhamos”, afirma. Nesta semana os técnicos devem avaliar documentos e verificar “in loco” o Setor de Controle de Infecções. Ao final da vistoria, entre 10 a 12 especialistas passam pelo HM. A complexidade está no fato de haver o alvará geral de funcionamento e os alvarás de setores, como a Endoscopia e Raio-X.

Pronto Socorro do HM tem funcionado de forma temporária desde meados de 2021 no antigo espaço de Raio-X. FOTO: arquivo/HM

Pronto Socorro está em instalação temporária desde meados de 2021
Desde meados de 2021 o Pronto Socorro do Hospital Montenegro 100% SUS tem funcionado, de forma temporária, no antigo espaço de Raio-X, localizado na rua Assis Brasil. A mudança para o local aconteceu devido a obra do novo Pronto Socorro Regional.

O novo espaço em construção tem cerca de 400 m² e fica localizada na rua Apolinário de Moraes. Os serviços estão em fase final de conclusão, sendo que a casa de saúde espera, em breve, inaugurar o novo Pronto Socorro Regional. O espaço deve trazer uma ampliação dos leitos de classificação de risco amarelo, sendo possível atender até seis pacientes. Também deve facilitar o trabalho dos profissionais de saúde que irão atuar no local. Com um formato de aquário, os médicos, enfermeiros e técnicos terão toda a visão do espaço, qualificando o atendimento.

A obra vem sendo custeada com a ajuda de cidadãos e de empresas locais, que já doaram cerca de R$ 635 mil, conforme o último levantamento divulgado pelo Hospital. No entanto, a casa de saúde ainda busca contribuições na ordem de R$ 114 mil para finalização dos serviços. A expectativa é que com a conclusão da obra a nova estrutura qualifique o atendimento à comunidade.

Obra do novo Pronto Socorro Regional do HM está em fase final de conclusão. FOTO: arquivo Ibiá

Últimas Notícias

Destaques