Furto e vandalismo: Paróquia Sagrado Coração de Jesus é arrombada

SEGUNDA invasão deste semestre foi idêntica à primeira

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Timbaúva, foi arrombada entre a noite dessa quarta-feira, dia 3, e a madrugada de quinta, 4. Os ladrões furtaram dinheiro, material litúrgico e um notebook marca Dell. Essa é a segunda invasão registrada neste semestre, a primeira ocorreu no mês de julho. A semelhança no modo de arrombamento levanta suspeita de que o crime tenha sido cometido pelos mesmos autores.

Os vândalos entortaram grades e quebraram vidros de janelas e portas para entrar na cozinha, na secretaria e na própria igreja. Nem as salas do segundo andar do prédio ficaram de fora da ação criminosa. Os bandidos subiram no telhado e arrombaram três basculantes.

Simone Mergem, secretária da paróquia, levou um susto quando chegou para trabalhar, na manhã dessa quinta-feira, e encontrou vidros quebrados, marcas de sangue e gavetas e armários revirados. “A gente não espera que esse tipo de coisa aconteça”, diz Simone.

Ela comunicou à Brigada Militar e o padre Nicolau Schneider sobre o ocorrido e deu início ao trabalho de recolocar a “casa” em ordem. “Ainda estamos vendo o que falta para depois ir à delegacia. Tem muita coisa para arrumar”, explica a secretária.

Na secretaria, gavetas e armários foram revirados . Foto: arq. da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

O dinheiro de rifas – arrecadado para promover reformas e melhorias na paróquia – foi levado pelos meliantes. “Eles pegaram o que não é nosso, esse dinheiro é da comunidade”, desabafa Simone. Contudo, o maior prejuízo foi causado pelo vandalismo. Diversos reparos terão de ser feitos em função dos arrombamentos. Simone conta que uma das portas, danificadas na invasão de julho, teve os vidros substituídos há poucos dias. Naquela ocasião também houve furto de dinheiro.

O local não conta com vigilância de câmeras de segurança. Conforme Simone, não há recursos disponíveis para instalação desses equipamentos no local. Não há relatos de vizinhos sobre barulhos ou ações suspeitas durante o período em que acredita-se ter ocorrido o crime.

Dízimo e caminhonete furtados
Em setembro do ano passado, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus também foi “visitada”. Na ocasião, foram levados R$6 mil do dízimo, a caminhonete do padre Luciano Royer, um celular e uma televisão.

Os ladrões pularam a grade de acesso ao pátio, arrombaram a fechadura da secretaria e lá conseguiram as chaves para abrir outras dependências, entre elas o salão onde estava a caminhonete. O portão eletrônico foi erguido e retirado do lugar para passagem. Latas de tinta que estavam na carroceria foram deixando marcas por onde os meliantes passaram, próximo à igreja.

Grades foram entortadas e vidros quebrados para acesso dos ladrões. Foto: arq. da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Horas depois do crime, em Portão, a caminhonete colidiu no carro de um agente penitenciário, que trabalha em Montenegro. O meliante fugiu em alta velocidade em direção a São Sebastião do Caí. À noite, a Brigada Militar de Montenegro localizou a caminhonete e prendeu uma mulher de 52 anos. A prisão por receptação ocorreu na ERS-411, na localidade de Passo da Serra.

Últimas Notícias

Destaques