Exercícios físicos podem ser realizados em casa

Lásaro Osvaldo Costa, 41, graduado em Educação Física e especialista pós graduado em Psicologia do esporte e do exercício físico teve uma iniciativa incomum, pelo menos na cidade de Montenegro. Ele criou um grupo no WhatsApp para repassar vídeos com exemplos de exercícios físicos para a população montenegrina. O projeto das aulas é de autoria do fisioterapeuta Keyner Luiz da cidade de Santos, São Paulo, mas a ideia de compartilhá-las por aqui foi toda de Lásaro.

Ele mostra que, para quem não tem condições ou disponibilidade de sair de casa para se exercitar, pode fazer isso em casa, desde que com dicas e ensinamentos de um profissional da área.

Mesmo de férias da academia onde trabalha, o professor Lásaro não para de trabalhar. “É um projeto particular. Estou de férias, mas tenho que estar sempre criando, inventando e inovando algo na minha área, por qual sou apaixonado”, afirma.

As aulas
O projeto de treinamento em casa, denominado Desafio MIT 21 (Movimento Inteligente) leva esse nome por ter duração de 21 dias. “21 dias porque é partir desse tempo fazendo uma prática que a pessoa passa a incorporá-la na rotina”, explica Lásaro. O treino inicia todo dia às 6h16min com uma meditação de 5 minutos, seguida dos exercícios.

Nos vídeos, que são enviados diariamente através de um grupo de WhatsApp com todos os participantes, são passadas dicas e instruções para realização dos exercícios. “São treinos rápidos. Passo também dicas sobre questão comportamental, alimentação, meditação, etc”, conta o professor.

Ele conta que a iniciativa surgiu por grande influência de Keyner, já que Lásaro o considera um mentor na área de pilates. “Ele tem o propósito de realmente incentivar as pessoas à prática de exercícios físicos assim como é também o meu propósito profissional e de vida. Quero influenciar o maior número de pessoas possível”, pontua. Por isso, uniu a ideia do incentivo aos vídeos do fisioterapeuta e trouxe a inovação para Montenegro.
Lásaro afirma que, para ele, o importante é ter uma mente equilibrada, um corpo forte e um comportamento adequado, e é isso que passa em suas aulas. “As pesquisas mostram que 95% das pessoas não fazem exercício físico regular. É muita gente, né? Somente 5% faz, então tem muita gente aí para incentivar, motivar e estimular”, salienta.

O professor diz que o retorno pelo projeto é grandioso. “Na perda de peso, na melhora na hora do sono e na diminuição das dores musculares. O exercício libera hormônios que vão diminuir essas dores. Por isso o MIT 21 é cura. Cura do corpo e cura da alma”, pontua. “Saber que as pessoas estão praticando exercícios para mim é motivador”, finaliza.

Para participar
Qualquer pessoa de qualquer idade que esteja interessada em participar do projeto pode fazer parte do grupo e acompanhar os exercícios de casa gratuitamente. O link é https://chat.whatsapp.com/I93lwwZpoUz9uuRjYeANQd. Ao entrar, via WhatsApp, o participante já tem acesso aos vídeos de dicas e exercícios diários.

Últimas Notícias

Destaques