Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Do Bairro São Paulo abriram nesta quinta-feira, dia 14, as visitas guiadas do projeto “Na Trilha da Emef São Paulo”. Este é um trabalho de Educação Ecológica da turma de 5º Ano na APP (Área de Preservação Permanente) que fica ao lado da instituição de ensino de Montenegro.
“É uma grande sorte termos a Trilha”, declarou a estudante Valentina de Souza, de 10 anos. Ela mostrou maturidade ao assinalar o privilégio da comunidade, pois há poucas APP na área urbana, especialmente tão próximo a uma escola.
Valentina era um dos guias que recebeu representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Serviços Urbanos. Ao seu lado estava o colega Leonardo Ayel Conrad, 10 anos, que assinalou à missão de preservar a nascente d’água no bosque.
“Há alguns anos os moradores vinham pegar água aqui”, revela. Por muito tempo o córrego foi a única água disponível na região do atual bairro São Paulo, que junto à vertente ainda tem preservada a cacimba, concedendo à APP também aspecto histórico. Entre as belezas da Trilha, Conrad salientou o “Paulinho”, um lagarto da espécie Téiu que vive no mato, mas costuma passear pelo pátio da escola.
Ao longo da visita (com agendamento) os alunos do 5º Ano apresentam as árvores nativas, cuja descrição pode ser conferida com detalhes através de QR Code fixado em plaquinhas. A coordenadora do projeto, professora Cinara Moreno, convida os moradores a conhecerem a Trilha Ecológica, sem esquecer que devem preservar. Inclusive, o projeto com as crianças tem o objetivo de despertar essa consciência ambiental nos adultos.
Visitas com responsabilidade
Recentemente a Prefeitura instalou uma placa, atendendo pedido da escola, que informa se tratar de APP e que agressões serão punidas. A área verde recebeu autorização ambiental para atividades de “baixo impacto ambiental”, em ações de Educação Ambiental através de caminhada.
Assim, na Trilha da Emef do Bairro São Paulo não é permitido entrar com comida e bebida; deixar lixo ou tirar mudas de plantas. Os animais, inclusive insetos, devem ser protegidos, inclusiva com moderação de voz e sem uso de equipamento sonoro. As visitas guiadas devem ser agendadas pelo (51) 3632-1402.