Emater fala das “Plantas Alimentícias Não Convencionais”

Nesta terça-feira, dia 22, a Emater-Ascar/RS realiza na Feliz a oficina “Plantas Alimentícias Não Convencionais – Pancs”. Será a partir das 14h, na comunidade de Santo Antônio / Vale do Hermes, com a intenção de desmistificar o consumo de vegetais que antes eram considerados apenas “capim”. Estes alimentos ainda não são muito conhecidos, sendo que crescem espontaneamente no mato, podendo ser não apenas comestíveis, mas, em muitos casos, ricas em nutrientes.

“O que se observa é que vivemos num País de grande diversidade, mas que tem a alimentação restrita a um número muito pequeno de vegetais”, salienta a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Carla do Couto Nunes. Ela coordena o projeto de extensão “É Panc! Em Busca da Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, iniciativa desenvolvida com o apoio da Emater, que visa a resgatar essas espécies que já serviram de alimento no passado.

Carla comenta que o projeto visa fazer com que as pessoas conheçam melhor as Pancs – o que possibilita ampliar a diversidade alimentar para além das convencionais. “O que também é uma forma de conscientizar os participantes das oficinas para a importância de resguardar esse patrimônio genético, o que garante ainda um solo mais protegido e uma maior sustentabilidade”, afirma. A extensionista da Emater/RS-Ascar Teresinha Lunkes Stein destaca que o trabalho teve início no ano passado e também atende o município de São Pedro da Serra.

Nas oficinas, para além da identificação, os participantes trabalharão receitas para uso na gastronomia ou em produtos cosméticos, além de trocarem mudas e sementes para troca. A iniciativa se integra ao mês de comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10). O projeto na Feliz tem o apoio das agentes comunitárias de saúde; sendo realizado pela Regional de Lajeado da Emater. Mais informações no Instagram @EmaterRS

 

Últimas Notícias

Destaques