Votação inicia às 8h e segue até as 17h
Os cidadãos de todo o Brasil irão às urnas neste domingo, dia 1º de outubro, para definir os nomes dos conselheiros tutelares para um mandato de quatro anos. Das 8h às 17h, todos os eleitores são convidados a participar do pleito em que serão escolhidos cinco titulares e cinco suplentes.
O voto não é obrigatório, mas, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Marcos Cruz dos Reis, é muito importante a comunidade se fazer presente. “Trata-se da escolha dos conselheiros que irão atuar no próximo mandato pensando no futuro das nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.
Ao todo, 23 candidatos estão aptos a correr em Montenegro. O recebimento dos votos em urna eletrônica acontecerá em 19 locais de votação, possibilitando a participação de toda a população no processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares.
Cerca de 60 servidores do Município receberam treinamento para trabalhar nos 19 locais de votação. As seções estarão disponibilizadas na zona urbana e no interior. A preparação foi coordenada pelo chefe do Cartório Eleitoral da 31ª Zona, Diego Coitinho.
CONSELHO TUTELAR
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos garantidos pela lei. A missão dos conselheiros tutelares é representar a sociedade na defesa da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.
Como será no dia
Para votar, será necessária a apresentação do e-título ou de um documento de identificação com foto. Podem votar todos aqueles que têm 16 anos ou mais e estão em dia com suas obrigações eleitorais. O presidente da Comissão Eleitoral destaca que não haverá biometria e os eleitores devem votar na seção eleitoral constante no título de eleitor, que poderão estar em outro local em razão de seções que foram agregadas.
Com o fechamento das seções às 17h, a Comissão Eleitoral prevê que os resultados sejam divulgados até às 19h. A totalização dos votos será realizada com supervisão do cartório eleitoral e da Comissão Eleitoral. Os cinco candidatos mais votados serão os conselheiros e os cinco seguintes ficarão como suplentes para eventuais substituições ao longo do mandato.
Passe livre
No dia do pleito, haverá Passe Livre no transporte coletivo de Montenegro, para facilitar o deslocamento dos eleitores até as urnas. As linhas são as que tradicionalmente funcionam aos domingos.
Como usar a urna
No teclado da urna, basta digitar o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerá a foto, o número e o nome do candidato para a conferência. Se as informações estiverem corretas, é só apertar a tecla verde “Confirma”.
Voto em branco:
Quando o eleitor vota “branco”, ele está manifestando a sua vontade de não votar em nenhum candidato. Basta apertar a tecla “Branco” da urna eletrônica e, em seguida, a tecla “Confirma”. O voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado só estatisticamente.
Voto nulo:
O voto nulo é registrado quando o eleitor decide, por vontade própria ou erro de digitação, confirmar na urna uma sequência que não corresponde a nenhuma candidatura. Quando isto acontece, a urna eletrônica emite um aviso de que o voto será anulado caso seja confirmada a sequência. O voto, assim, é anulado.