Brasileirão. Campeonato nacional inicia neste final de semana. Um dos favoritos, o Grêmio, faz o jogo de abertura
Cinco favoritos ao título, mais quatro brigando por vaga na Libertadores e sete lutando – desde já – contra o rebaixamento. Na teoria, é assim que o Campeonato Brasileiro de 2018 inicia. O mais disputado e imprevisível certame nacional terá bola rolando a partir deste sábado, às 16h, com Grêmio e Cruzeiro fazendo a partida de abertura, no Mineirão. De volta à elite após disputar a segunda divisão na temporada passada, o Inter estreia domingo, também às 16h, contra o Bahia, no Beira-Rio.
A dupla Gre-Nal conquistou todos os títulos possíveis neste século, exceto o Brasileirão. O caneco do nacional não vem para o Estado desde 1996, quando o Grêmio foi campeão. O jejum colorado dura ainda mais tempo. Tricampeão brasileiro, o Inter levantou a taça pela última vez em 1979. O longo tempo sem conquistar o Brasileirão faz com que a competição seja a prioridade de Grêmio e Inter para a temporada, mesmo que o tricolor divida atenções com a Libertadores da América.
Com um trabalho consolidado e a base do último ano mantida, o Grêmio inicia a competição como um dos favoritos ao título. O técnico Renato Portaluppi tem o grupo na mão e jogadores em nível de Seleção, como Marcelo Grohe, Geromel, Arthur e Luan. Os principais adversários da equipe na briga pelo título devem ser Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo.
Já o Inter está em processo de reestruturação após a disputa inédita da Série B no último ano. O time ainda não passa confiança, mas possui bons nomes, como D’Alessandro, William Pottker, Patrick e os goleiros Marcelo Lomba e Danilo Fernandes. Nos próximos dias, deve ter o reforço de Zeca, lateral campeão das Olimpíadas em 2016 com a Seleção Brasileira.
Treinado por Odair Hellmann, o Inter almeja uma vaga na Libertadores do próximo ano e, para isso, terá a concorrência de Atlético-MG, Santos e São Paulo.
Veja abaixo a análise dos outros 18 clubes que disputam o Brasileirão em 2018
AMÉRICA-MG: O Coelho fez um “bate e volta” na Série B e retornou à primeira divisão nacional com moral, conquistando o caneco da divisão de acesso e formando uma base mais competitiva do que a do rebaixamento em 2016. O destaque do time é Aylon, emprestado pelo Inter, que vem apresentando um bom desempenho.
ATLÉTICO-MG: Após perder dois de seus principais jogadores da última temporada (Fred e Marcos Rocha), o Atlético ainda não conseguiu manter uma regularidade no ano. Com várias novidades em relação ao último campeonato, o Galo conta com a experiência de Ricardo Oliveira e as imprevisíveis finalizações de Otero para tentar conseguir uma vaga para a Libertadores do próximo ano.
ATLÉTICO-PR: Com apenas uma derrota no ano, o furacão chega embalado para o Campeonato Brasileiro depois do título estadual no Paraná. Comandado pelo técnico Fernando Diniz, o Atlético-PR prioriza a posse de bola e, com isso, a defesa não é muito acionada, sendo uma das menos vazadas da Série A na temporada. O destaque do grupo é Thiago Carleto.
BAHIA: O campeão baiano fez um Brasileirão sem sustos em 2017. Neste ano, o Tricolor de Aço busca se firmar na elite nacional e quer ser a grande surpresa da competição. Com a manutenção dos principais nomes da última temporada, como Zé Rafael e Edigar Júnio, e apostando na força da Fonte Nova, o tricolor sonha em retornar à Libertadores em 2019.
BOTAFOGO: A temporada não começou bem para o Botafogo, que foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e demitiu seu treinador, o novato Felipe Conceição. Apesar disso, o novo técnico, Alberto Valentim, organizou a equipe e levou o fogão ao título carioca. Com um sistema ofensivo modesto, o principal nome do time é o goleiro Gatito Fernández.
CEARÁ: Com a sexta melhor campanha entre os 20 clubes da Série A, o Ceará tem uma média de dois gols por partida e isso se deve muito ao jovem atacante Arthur, de apenas 19 anos, que já marcou 16 gols na temporada. Campeão cearense, o vozão tem como objetivo a permanência na elite do futebol brasileiro.
CHAPECOENSE: Vice-campeã catarinense, a Chapecoense terá no Brasileirão um time mais defensivo, já que o ataque não possui grandes nomes. As principais apostas da equipe são o ex-colorado Wellington Paulista e o jovem Guilherme, emprestado pelo Grêmio. Eliminada precocemente na Libertadores, a Chape deve lutar contra o rebaixamento no nacional.
CORINTHIANS: O atual campeão brasileiro inicia o campeonato nacional como um dos favoritos mais uma vez, mesmo não realizando nenhuma contratação de peso e perdendo dois dos seus principais jogadores da campanha do ano passado (Jô e Guilherme Arana). Campeão paulista no último domingo, o Corinthians tem em Rodriguinho sua referência técnica.
CRUZEIRO: Atual campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro chega para a temporada com um elenco ainda melhor que o de 2017 e tem a responsabilidade de manter o bom desempenho do último ano. Com a lesão de Fred, os meias Thiago Neves e Arrascaeta terão a missão de comandar a equipe na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
FLAMENGO: O elenco recheado de estrelas não tem sido propriamente sinônimo de sucesso no Flamengo. Eliminado pelo Botafogo nas semifinais do campeonato estadual, o clube demitiu o técnico Paulo César Carpegiani. O melhor jogador do time na temporada é o garoto Lucas Paquetá, ofuscando Diego, Everton Ribeiro, Henrique Dourado e cia. Por ter um dos melhores elencos do País, o rubro-negro deve brigar pelo título do Brasileirão
FLUMINENSE: Com um elenco totalmente reformulado e com pouco investimento para este ano, o tricolor carioca dependerá muito da garotada da base no campeonato. No estadual, os atacantes Marcos Júnior e Pedro deram conta do recado, mas para não correr nenhum risco no Brasileirão, é preciso mais.
PALMEIRAS: O Verdão iniciou o ano como um dos grandes favoritos em todas as competições que disputa, mas já perdeu o Paulista dentro de casa. Com um elenco recheado de boas opções, considerado o melhor do Brasil, o técnico Roger Machado pode se dar ao luxo de revezar os atletas durante o Brasileirão. O principal destaque é o atacante Dudu.
PARANÁ: De volta à primeira divisão nacional após 11 anos, o Paraná não começou bem a temporada e reforçou o grupo nas últimas semanas para melhorar o desempenho no campeonato. Apostando na força que tem em sua casa, a equipe tem como objetivo permanecer na Série A. Ex-Grêmio, Carlos Eduardo é o motorzinho do time.
SANTOS: O time da Vila Belmiro decidiu não gastar muito com contratações neste ano e seus maiores reforços foram o técnico Jair Ventura, o ex-colorado Eduardo Sasha e a volta de Gabriel Barbosa, o Gabigol. Em contrapartida, o time está sem um dos seus principais jogadores, o atacante Bruno Henrique, que ainda se recupera de lesão. A tendência é que o Santos brigue na parte de cima da tabela.
SÃO PAULO: Depois de passar sufoco no Brasileirão passado, o São Paulo perdeu nomes importantes, como Hernanes e Lucas Pratto, mas reforçou o grupo em todos os setores, principalmente no meio-campo, com Nenê, Valdívia e Diego Souza. Sob o comando do técnico Diego Aguirre, o objetivo é alcançar uma vaga na Libertadores e não sofrer tanto como em 2017.
SPORT: A equipe pernambucana está em crise. Talvez seja o pior início de temporada da história do Sport, começando pelo fracasso no Campeonato Pernambucano, onde foi eliminado pelo Central na semifinal. Além disso, perdeu seus principais jogadores: Diego Souza, André e Patrick. Como não fez grandes contratações, deve brigar contra o rebaixamento no campeonato.
VASCO: Com um elenco sem grandes destaques, o Vasco aposta no bom trabalho do técnico Zé Ricardo e na segurança do goleiro Martín Silva para fazer um Brasileirão sem sustos. Na defesa, o time tem nomes bem conhecidos da dupla Gre-Nal, como Paulão, Werley, Erazo, Galhardo e Fabrício. Como disputa a Libertadores, o foco do clube é permanecer na elite sem grandes sustos.
VITÓRIA: Adversário do Inter na Copa do Brasil, o Vitória se apresenta para a temporada com um ataque forte e uma defesa que deixa a desejar. Ao contrário do rival Bahia, o rubro-negro baiano entra no Brasileirão para brigar contra o rebaixamento mais uma vez e aposta no atacante Neílton, grande destaque do time neste início de ano.