Desfile de 7 de Setembro reúne grande público em Montenegro

Luana pegou a cadeira de praia e o chimarrão, e acompanhada pelo marido, Milton Almeida, foi prestigiar o Desfile Cívico na manhã deste sábado, dia 7, em Montenegro. Moradora do Centro, só precisou se deslocar algumas quadras para assistir à participação das entidades de camarote. “Eu que gosto dessas coisas, de ouvir e assistir, me lembra o tempo em que eu estudava”, relata Luana.

Já Maritane Moura veio de São Leopoldo para assistir o Desfile em Montenegro. A expectativa era ver filha, aluna-soldado da Escola da Brigada Militar, mas acabou se surpreendendo com a participação das demais entidades. “Foi lindo! Eu nem achava que estaria tão bonito. Está muito legal, parabéns ao município”, opina Maritane.

Assim como Luana e Maritane, muitas pessoas saíram cedo de suas casas para conferir de perto a participação de entidades e escolas, que neste ano prestaram homenagens aos 200 Anos da Imigração Alemã na Brasil e as forças de segurança e voluntários que atuaram em resgates e amparo às vítimas das cheias no estado.

Junto aos primeiros pingos de chuva, a Banda da Fundarte abriu a passagem pela rua Ramiro Barcelos. A apresentação espantou o mau tempo e a alegria do grupo fez caminho para as mais de 30 entidades e escolas mostrarem a que vieram.

Brigada Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e APAE deram sequência ao desfile. A primeira escola foi a EMEF São Paulo.

Camila Woichimski, diretora da instituição de ensino, se emocionou ao término da participação de seus alunos. “Foi muito emocionante porque a nossa banda é formada por crianças pequenas, e eles foram brilhantes no desfile, tocaram de forma fantástica. Só tenho a agradecer às famílias e aos professores”. A escola também fez menção ao projeto de educação ambiental Lagarteando na Escola São Paulo, com o qual busca desenvolver a consciência ambiental.

As homenagens do Colégio Sinodal abordaram a história de sua mantenedora, a Comunidade Evangélica que em 2024 completou 160 anos. “Toda essa história e toda a caminhada da nossa escola, a gente trouxe para a avenida para mostrar à nossa comunidade. Somos a primeira escola, a mais antiga, de Montenegro, não poderíamos faltar nesse dia. E também somos filhos da Imigração Alemã”, destaca o diretor Lório Schrammel.

O encerramento do desfile foi marcado por condecorações feitas pelo Grupo de Escoteiros Acácia Negra. Na presença da secretária de Cultura Dani Boos, foram entregues símbolos de distinção para jovens escoteiras.

A secretária avalia positivamente a participação das entidades e escola e do público que não se intimidou com a chuva e prestigiou o evento. “Ficamos muito contentes”, concluiu Dani.

Últimas Notícias

Destaques