Crianças brochienses têm dia de imersão na cultura gaúcha

Aprender a preparar um chimarrão, como se cozinhar um carreteiro, a forma correta de se encilhar um cavalo e o modo como é feita a tosquia de uma ovelha. Essas são as lições que alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas brochienses estão tendo nesta sexta-feira, dia 16. A imersão na cultura gaúcha foi promovida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão dos Brochier como parte das atrações da Semana Farroupilha.

Preparo do carreteiro foi um dos temas apresentados aos estudantes

De acordo com o vice-patrão do CTG Rincão dos Brochier, Lairton Pilger, as oficinas foram definidas a partir de conversas com os professores e entre a patronagem. “O que nós achamos: o chimarrão é uma cultura muito forte do gaúcho, então a gente dá os primeiros passos para a criança aprender a fazer o chimarrão. O carreteiro também é um hábito muito campeiro, de fazer nas cavalgas e no dia a dia”, explicou.

Crianças tiveram oficina de como preparar o tradicional chimarrão

“Optamos pela tosa da ovelha porque pouca gente conhece, principalmente nessa região, a tosa com a tesoura”, continua Lairton na explanação. Já a oficina sobre encilhar e manusear um cavalo se deu para fazer com que as crianças percebam que ele é um animal muito dócil. “Tudo isso faz parte da nossa cultura, do nosso dia a dia, e, agora, na Semana Farroupilha isso aflora ainda mais”, destacou. O vice-patrão ressaltou, ainda, a importância do momento destacando que nós colhemos o que plantamos.

Tosquia da ovelha chamou atenção dos alunos

Vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Brochier, Patricia Cristina Henz Schommer acompanhou o momento da visitação. Segundo ela, a ação mostrou-se importante por permitir que os alunos vivenciassem o quão legal é a tradição gaúcha. “É muito legal, sim, essa iniciativa do CTG de a gente continuar resgatando essa cultura tão bonita que o gaúcho tem, que nós temos”, exaltou.

Últimas Notícias

Destaques