Aprender a preparar um chimarrão, como se cozinhar um carreteiro, a forma correta de se encilhar um cavalo e o modo como é feita a tosquia de uma ovelha. Essas são as lições que alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas brochienses estão tendo nesta sexta-feira, dia 16. A imersão na cultura gaúcha foi promovida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão dos Brochier como parte das atrações da Semana Farroupilha.
De acordo com o vice-patrão do CTG Rincão dos Brochier, Lairton Pilger, as oficinas foram definidas a partir de conversas com os professores e entre a patronagem. “O que nós achamos: o chimarrão é uma cultura muito forte do gaúcho, então a gente dá os primeiros passos para a criança aprender a fazer o chimarrão. O carreteiro também é um hábito muito campeiro, de fazer nas cavalgas e no dia a dia”, explicou.
“Optamos pela tosa da ovelha porque pouca gente conhece, principalmente nessa região, a tosa com a tesoura”, continua Lairton na explanação. Já a oficina sobre encilhar e manusear um cavalo se deu para fazer com que as crianças percebam que ele é um animal muito dócil. “Tudo isso faz parte da nossa cultura, do nosso dia a dia, e, agora, na Semana Farroupilha isso aflora ainda mais”, destacou. O vice-patrão ressaltou, ainda, a importância do momento destacando que nós colhemos o que plantamos.
Vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Brochier, Patricia Cristina Henz Schommer acompanhou o momento da visitação. Segundo ela, a ação mostrou-se importante por permitir que os alunos vivenciassem o quão legal é a tradição gaúcha. “É muito legal, sim, essa iniciativa do CTG de a gente continuar resgatando essa cultura tão bonita que o gaúcho tem, que nós temos”, exaltou.