A comunidade de Montenegro mantém luta pela permanência da Uergs. Essa manutenção será pauta de reunião nesta quinta-feira, dia 22. A partir das 9h30min, na sede da Fundarte (Fundação Municipal de Artes de Montenegro), deverão ser reunir autoridades, comunidade e, sobretudo, alunos dos curso de Artes.
A reunião é organizada pela deputado estadual Sofia Cavedon (PT). Uma das presenças esperada é do reitor interino da Universidade Estadual, Fernando Guaragna Martins; além de representantes do Executivo, Legislativo, professores e da representante da Fundação de Artes de Montenegro, grande interessada na permanência dos cursos.
O propósito da professora Sofia Cavedon com mais este debate a cerca da saída do campus, é construir uma solução sustentável para que a Universidade continue em Montenegro. A parlamentar recorda que a permanência também cumprirá o objetivo de criação da Uergs, que é o desenvolvimento regional, junto ao aproveitamento de vocações e de estruturas culturais e produtivas locais.
Luta é antiga e sem resultados
A luta pela permanência da Uergs é antiga. Em junho já ocorreu uma audiência pública, quando então ainda era uma possibilidade de saída da Universidade Estadual de Montenegro. O debate trouxe uma revelação. De acordo com a diretora executiva da Fundarte, Júlia Hummes, o prefeito Gustavo Zanatta ofereceu área do Município no bairro Panorama. O local, perto da escola, serviria para construção de campus próprio da Uergs. Todavia, essa oferta teria sido recusa pelo Estado.