Companhia afirma seu compromisso com a Diversidade
A Braskem aderiu ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, visando desenvolver ações afirmativas e ampliar as oportunidades para pessoas negras. A iniciativa busca criar um ambiente mais diverso.
Segundo Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade e Inclusão da Braskem, a assinatura do Pacto reafirma o compromisso público da empresa com a pauta racial, o qual propõe a implementação de um protocolo de ESG racial no Brasil, coloca a questão racial no centro do debate econômico, atraindo a atenção de empresas e da sociedade civil.
Gilberto Costa, diretor executivo e co-fundador do Pacto, destaca a importância de combinar investimento social privado com ações afirmativas, gerando indicadores e análises comparativas entre as empresas participantes.
Atualmente, 37% dos integrantes da Braskem no Brasil são negros, com 41% de liderança técnica negra e 42% de estagiários negros. Roberto Bischoff, CEO da Braskem, enfatiza o objetivo de aumentar ainda mais a participação de pessoas negras na empresa.
Iniciativas e resultados
Segundo os gestores, desde 2014, o programa de diversidade da Braskem tem focado no aumento da representatividade de pessoas negras e outros grupos historicamente minorizados.Em 2023, a empresa alcançou 37% de colaboradores autodeclarados pretos ou pardos, contra 28% em 2015.
Segundo Marcelo Arantes, vice-presidente Global de Pessoas, a intencionalidade nos processos de contratação foi fundamental para esse avanço. No último programa de estágio, 42% das vagas foram preenchidas por pessoas negras, resultado de iniciativas como a “Jornada Preta”, que capacita estudantes através de vídeos, podcasts e fóruns de discussão.
Letícia Ramos, líder da rede de afinidade de raça da Braskem, destaca que a adesão ao Pacto impulsionará a abordagem da pauta racial e abrirá novos espaços na companhia.
Conscientização em toda a companhia
A partir de 2022, a Braskem construiu um treinamento sobre o contexto histórico racial do Brasil e capacitou todos os integrantes. Esse movimento amplificou a consciência e promoveu a sensibilização entre todos. Após isso, houve uma verdadeira campanha interna de autodeclaração racial com a presença de conteúdos que ajudaram na definição da identidade racial. Hoje, todas as pessoas da empresa estão autodeclaradas de acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).