Na parte da tarde, as oficinas do CTG Acácia Negra receberam alunos da EMEF Lena Pithan. Responsável pela montaria das crianças no cavalo, Vinícius Vargas, de 15 anos, comentou sobre a oportunidade de representar o CTG Acácia Negra e levar a tradição gaúcha aos pequenos. “É muito gratificante pra mim. Essas crianças, a maioria delas, nunca andaram de cavalo e nunca tiveram contato com esses animais. Me sinto honrado em poder carregar o nome do CTG para as crianças aqui no parque.”
Vinícius relata que está há oito anos no CTG, desde 2017. “É algo de família. Meu tio participa de atividades relacionadas ao CTG, aí eu decidi fazer uma primeira aula aqui, gostei, e permaneço até hoje.”
Laura Bilhar, de 16 anos, ficou encarregada de servir o chimarrão para os pequenos. “Me sinto muito feliz em conseguir passar a nossa cultura para outras crianças, e ensinar a elas o que é um CTG. É muito legal elas participarem, porque é um ambiente muito de família, muito acolhedor. Todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.”
Laura também ressalta a importância da presença dos estudantes nessas atividades e relata da maior participação das crianças na representação gaúcha. “Eu acho que aos poucos nossa cultura gaúcha ta se perdendo, acho que é assim em todos os lugares. As pessoas já não olham mais tanto pro passado como antigamente, nos anos anteriores, e acredito que quanto mais as crianças se interessem por esse tema, mais pessoas virão prestigiar as atividades desta semana tão importante.”