Agricultores têm direito a retirada gratuita de protetor solar

Estamos no mês de prevenção ao câncer de pele, campanha denominada “Dezembro Laranja”. Pertinho do verão, que marca a chegada do período de sol mais intenso e no qual preservar a pele é ainda mais importante, em geral, a população lembra-se do protetor solar nos momentos de praia e piscina. Mas e aquelas pessoas que trabalham sob o sol? Nesse caso, é preciso ainda mais cuidado. E como medida de proteção, uma lei estadual – 13.469/2010 – prevê a distribuição de protetor solar gratuito para agricultores e familiares

câncer de pele, sol, protetor solar, distribuição gratuita, pele, trabalhador rural, Ana Maria Rodrigues
Ana Maria Rodrigues, secretária de Saúde de Montenegro
Crédito: banco de imagens

Os Sindicatos de Trabalhadores Rurais estão autorizados a preencher o cadastro para pedido de protetor solar, desde que apresentem os documentos exigidos – cartão do SUS, Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), documentos pessoais e comprovante de residência. Em Montenegro, a retirada do protetor se faz na farmácia de medicamentos especiais, localizado junto à Secretaria de Saúde, na Timbaúva. “Cada agricultor terá direito a um protetor por trimestre, um total de quatro unidades por ano, quantitativo que poderá ser alterado de acordo com as avaliações do programa”, destaca a secretária de Saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues.

Segundo a chefe da pasta de Saúde de Montenegro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, através da presidente Maria Regina da Silveira, realiza um trabalho de orientação junto aos agricultores. “Infelizmente a procura pelo protetor solar é pequena, sabendo-se da importância do mesmo para manter a integridade da saúde”, complementa Ana Maria.

Na terça, São José do Sul realiza ação pelo Dezembro Laranja
Em evento alusivo ao Dezembro Laranja, a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul disponibilizará na próxima terça-feira, 19, consulta com dermatologista às pessoas que estão na espera desde 2016. Atualmente, cerca de 50 agricultores retiram os protetores solares a que tem direito no sindicato. Lá, o produtor faz um cadastro na administração municipal, encaminha o pedido no sindicato e retira o produto no posto de saúde.

Segundo a secretária Silvani Maria Kremer, o tema é importante ao município, já que a base da economia é a agricultura, que obriga que o trabalho seja feito sob o sol. A dermatologista que virá à cidade atenderá as 15 pessoas que já estão com consulta marcada. Além disso, haverá a distribuição de protetor solar para os munícipes. “Normalmente, encaminhamentos para dermatologista vão para consultas no Hospital Montenegro ou em instituições de Porto Alegre. Mas dessa vez a médica virá aqui. Temos pessoas aguardando desde 2016”, relata Silvani, lembrando que essas pessoas foram encaminhadas por clínicos devido ao surgimento de sinais ou feridas que precisam de avaliação.

câncer de pele, sol, protetor solar, distribuição gratuita, pele, trabalhador rural
Lei estadual de 2010 prevê ações contra doenças associadas à exposição solar no trabalhador rural
Crédito: banco de imagens

O câncer de pele
O câncer de pele é um dos tipos da doença mais detectados no Brasil. Somente em 2016 foram registrados 181.430 novos casos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores de pele correspondem a 30% dos casos registrados anualmente em nosso País. Os cânceres não-melanoma são responsáveis por 95% dos diagnósticos de câncer de pele e tem menor letalidade. Já os cânceres de tipo melanoma têm maior índice de mortalidade, porém quando detectado precocemente possibilita chances de até 90% de cura.
“O melanoma é tipo de câncer que atinge principalmente pessoas de pele clara, mas também pode manifestar-se ainda que raramente em pessoas com fototipos de pele mais alto”, destaca a médica Hilda Soares.

Métodos preventivos

– Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h;
– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material;
– Usar filtros solares diariamente e não somente em horários de lazer ou diversão;
– Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço;
– Não utilizar câmaras de bronzeamento;
– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;
– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Últimas Notícias

Destaques