O 5º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Montenegro, divulgou ontem, terça-feira, 2, o balanço da produtividade do mês de março.
Conforme levantamento, entre 1º e 31 de março, foram registradas 855 ocorrências na área dos nove municípios da abrangência do 5º BPM, incluindo Montenegro, Triunfo, Salvador do Sul, Pareci Novo, São José do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá. Neste período foram abordadas 1.270 pessoas. Ao todo ocorreram 131 prisões, incluindo todas que foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia, incluindo casos de termos circunstanciados (TCs) e que não foram recolhidos ao sistema prisional. Também foram fiscalizados 324 veículos, apreendidas 6 armas e 3,686 quilos de drogas.
De acordo com o atual comandante do 5º BPM, capitão Pedro Falcão Borba Neto de Oliveira, a Brigada Militar adota uma variedade de estratégias para assegurar a proteção dos cidadãos e conduzir prisões bem-sucedidas. “Entre as táticas empregadas estão o patrulhamento ostensivo, abordagens preventivas, ações de inteligência e operações como o Plano Tático Operacional (PTO), Operação Integrada de Repressão Qualificada à Criminalidade e à Violência, a Operação ÁTRIA, realizada ao longo de todo o mês de março com foco no combate à violência de gênero e ao feminicídio, a Força Total, visando combater a criminalidade em colaboração com todas as Polícias Militares dos 26 estados e do Distrito Federal, e a Escola Segura, destinada a intensificar o policiamento próximo as escolas e instituições de ensino infantil para prevenir e reprimir ações criminosas contra estudantes e profissionais durante o horário escolar”, destaca. Além disso, o capitão Falcão destaca que a formação contínua e o conhecimento do ambiente são fundamentais para o sucesso dessas ações, contribuindo para garantir a segurança da população e preservar a ordem pública, o que resulta em uma sensação de tranquilidade para a comunidade.