Essa semana, o setor de Emergência do Hospital Montenegro deixou de realizar troca de receitas, curativos, e aplicação de medicação com receita médica já fornecida, durante o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de referência. A informação é que os pacientes que apresentarem essas indicações serão orientados a deslocar-se à UBS do seu Município.
E governo do Estado prometeu depositar, até o fim deste mês, os 2,7 milhões de reais que deve ao Hospital Montenegro, referentes às faturas de janeiro e fevereiro. Os pagamentos feitos pelo Palácio Piratini correspondem a cerca de 50% das receitas da instituição, que não conseguiu pagar seus compromissos com alguns profissionais em virtude dos atrasos. Cinco cirurgiões já pararam de operar na casa de saúde.
A polêmica essa semana foi na área da política. Um outdoor apoiando o pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro, foi fixado às margens da RSC-287 no final de semana. Muitas pessoas se manifestaram contrárias à mensagem, alegando que a mesma creditava o apoio a todos os montenegrinos.
A placa sofreu um ato de vandalismo e chegou a ser incendiada. Na tarde da quarta-feira, no entanto, a justiça eleitoral determinou que a mesma fosse retirada. A juíza entendeu que a placa e o ato de inauguração dela configuravam propaganda eleitoral antecipada.
Mais uma vez as redes sociais são usadas por criminosos que tentam aplicar golpes na população. Em Montenegro, um homem usa a página do Tá Pra Brique, no Facebook, para oferecer cédulas falsas. A Polícia adverte que, quem comprar as notas, pode ser penalizado com até 12 anos de prisão.
Uma boa notícia para o interior! A produção de citros em Montenegro deve chegar a 48 mil toneladas, cerca de 30% do total previsto para o Vale do Caí, que chega a 162 mil toneladas. A estimativa é da Emater e foi divulgada essa semana. A 19ª abertura da safra ocorre no próximo dia 25 de maio, às 13h30min, em Calafate, interior do município.
O sistema que monitora as cheias do Rio Caí recebeu um investimento de 350 mil reais, para modernização dos equipamentos. O sistema é operado pelo Serviço Geológico do Brasil, o CPRM. O uso da nova tecnologia terá como resultado mais precisão e garantia da informação.
Os alunos do Ensino Fundamental de Brochier escolheram seus representantes para a Câmara Mirim em 2018. Participaram das eleições estudantes de três escolas, somando 202 votos. A diplomação e sessão solene de posse dos vereadores mirins acontece na próxima quinta-feira, às 19h30min.
Em Maratá, 29 famílias, atingidas pelo tornado de junho do ano passado, receberam, essa semana, os cheques no valor de 1.172 reais e 41 centavos. O valor veio da cidade co-irmã de Maratá, Rheinbollen, da Alemanha, e também do Baile das Motos, realizado em agosto do ano passado na comunidade de Esperança.
No esporte, destacamos nessa semana a trajetória do árbitro Jerônimo Porto, que apita jogos no Cantegril e no Grêmio Gaúcho. Além dele, os jogos da dupla Gre-Nal no meio de semana foram outros destaques, assim como a provável escalação da Seleção Brasileira, que foi o principal assunto da coluna especial da Copa do Mundo.
A próxima semana será decisiva para a classe artística. Na quinta-feira, dia 26, o Supremo Tribunal Federal votará sobre a obrigatoriedade do registro profissional de artista (DRT) em espetáculos. Diversos artistas já se manifestaram sobre o caso.
Nesta segunda-feira encerra o prazo para pagamento do IPVA de acordo com o número final das placas dos veículos. Este será o último dia para o pagamento do imposto de veículos com placa final zero. Após vencimento, há multa pelo atraso, além de o proprietário ter que colocar o imposto em dia.
A campanha da vacinação contra a Gripe terá inicio nesta segunda-feira, dia 23. A vacina será aplicada em trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; população indígena; pessoas acima de 60 anos; doentes crônicos com prescrição médica; população privada de liberdade e funcionários do Sistema prisional.
Essas foram as principais notícias do Resumo da Semana. Continue acompanhando nossas informações nas edições impressas e no portal www.jornalibia.com.br