MAIS de 50 mandados de prisão também foram cumpridos. Números fazem parte do balanço anual da BM
Um indivíduo de 48 anos de idade tentou driblar a atenção dos policiais militares que estavam em patrulhamento no bairro/Morro Bela Vista, em Montenegro, no final da tarde dessa segunda-feira, dia 3, mas acabou se dando mal. Ao ver a viatura, o homem mudou de direção. Os PMs notaram a reação do sujeito e partiram para a abordagem. Em consulta ao sistema, foi verificado que havia um mandado de prisão contra o suspeito. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e depois levado ao sistema penitenciário. Prisões com características semelhantes a essa foram registradas quase 50 vezes no ano passado, nas cidades de atuação do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM). Esse e outros dados foram apresentados no balanço anual da instituição.
A lista de crimes do acusado preso nessa segunda-feira é extensa, entre eles estão incêndio doloso, ameaça, furto simples em residência, posse de entorpecentes, e três passagens por furto arrombamento de estabelecimento de ensino. Delitos esses que também aparecem entre os dados informados pelo Batalhão, referente a atuação do policiamento na 1ª e 2ª companhias. Os dados se referem a Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Triunfo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra e Barão.
Durante os 12 meses de 2021, além da prisão de 49 foragidos, os policiais cumpriram 53 mandados de prisão. No ano anterior foram presos 33 foragidos e cumpridos 50 mandados.
As ações envolvendo o combate ao tráfico de entorpecentes mostraram crescimento em relação a 2020. Em 2021, foram realizadas 112 prisões pelo crime de tráfico de drogas, 27 a maisna comparação com o período anterior.
Desde que assumiu o comando do 5º Batalhão, em julho do ano passado, o coronel Oberdan do Amaral tem mobilizado as companhias a trabalhar para redução dos indicadores criminais. Segundo ele, ações de combate ao tráfico de drogas influenciam diretamente na redução de crimes como furto, roubo, homicídios tentados e consumados. “Fazemos um trabalho qualificado, baseado em dados do Programa Avante da Brigada Militar, que nos dá o mapeamento de todas as ocorrências registradas no período dos últimos 10 anos. Identificamos e combatemos os problemas que observamos nas cidades. O tráfico de drogas é fomentador dos demais crimes que ocorrem na nossa região”, acrescenta o comandante.
“Trabalhamos muito com operações de repressão, integração com outras polícias, e também Receita Federal, o que resultou em grande apreensão de cigarros, entre outras ações. Nosso efetivo entendeu o processo e trabalhou fortemente nessas questões. Fizemos um trabalho qualificado com o setor de inteligência”, avalia ainda o coronel. Para 2022, o oficial da BM tem como metas ampliar e modernizar o sistema de videomonitoramento e colocar mais policiais à disposição da comunidade. “Muitas vezes, fica alguma ocorrência em aberto por falta de meios para chegar até a pessoa que nos solicita. Com a chegada dos novos policiais – que ocorreu ano passado – queremos melhorar nosso tempo de resposta à população”, conclui.
Apreensões de drogas em 2021
Cocaína – 14.560 kg
Crack – 2.020 kg
Maconha – 466 kg