Você sabe o que é Odontogeriatria?

“A Odontogeriatria é o ramo da odontologia que contempla o tratamento preventivo e condutas que visam proporcionar uma velhice saudável a todas as pessoas no que se refere às condições bucais”, explica a cirurgiã dentista, Denise Giron.

É fato que o cuidado com os dentes e a saúde bucal é importante em todas as fases da vida. Desde muito pequenas, as pessoas aprendem a não dispensar uma boa escovação ao acordar e após as refeições – nem uma visita periódica ao dentista. E a busca frequente por tratamentos odontológicos preventivos é um dos principais facilitadores para uma velhice mais confortável, com boa saúde bucal, conforme indica Denise.

Com a Odontogeriatria, também a população idosa se beneficia, com acompanhamento especializado. Porém, como nessa fase da vida as condições da saúde bucal podem ser afetadas por diferentes fatores, segundo a dentista, é indispensável uma avaliação criteriosa – chamada anamnese, antes de iniciar qualquer tratamento. Através dela, pesquisa-se o histórico de saúde ou doença do paciente.

“Muitas pessoas idosas apresentam disfunções hormonais, deficiências vitamínicas e outras patologias características da senilidade, condicionando a estes fatores diagnósticos e condutas do cirurgião dentista. Por isso, o paciente idoso requer acessibilidade e conforto e uma equipe treinada para recebê-lo, muita tolerância, compreensão, paciência e toda a atenção às suas mínimas reações”, informa Denise.

Outro detalhe importante é o de que idosos com idade mais avançada devem estar preferencialmente acompanhados nas visitas ao profissional. “E, se possível, por alguém que possa referir claramente ao cirurgião dentista o histórico do paciente, medicamentos usados e condutas odontológicas anteriores para que o atendimento possa ser realizado com segurança. Da mesma forma, pacientes com saúde geral comprometida necessitam indicar ao cirurgião dentista o contato direto de seus médicos para possível troca de ideias quanto a procedimentos e interações medicamentosas”, pontua a dentista.

Denise ainda explica que os procedimentos realizados na Odontogeriatria englobam clínica geral, e, em muitas vezes, há ainda a necessidade de intervenção com reposições dentárias por peças protéticas.

“Alguns procedimentos cirúrgicos tornam-se mais frequentes na Odontogeriatria devido ao aumento da reabsorção óssea e as fisiológicas retrações gengivais, que aumentam com a idade”, diz.

De acordo com Denise, a odontologia tem evoluído muito, assim como a tecnologia de materiais e técnicas que envolvem a área. Ela afirma ainda que a conduta das pessoas mais velhas em relação à própria saúde e corpo também tem alterado positivamente.
“Tem-se observado uma mudança de conduta nas pessoas de mais idade no sentido dos cuidados com a saúde do corpo e da mente, com a vaidade e a vitalidade. Esta motivação certamente influencia positivamente no resultado da saúde bucal, tornando-os idosos com muita juventude e vitalidade”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques