O cuidado com a saúde masculina foi tema do evento Novembro Azul, realizado no Pavilhão Evangélico da comunidade Campo do Meio, no interior de Montenegro. Na ocasião, estiveram presentes diversas entidades que se uniram com o objetivo de despertar a conscientização da população sobre o câncer de próstata.
Apesar da chuva, que surgiu no início da tarde da última quarta-feira, 28, dezenas de pessoas participaram da atividade promovida pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, (Numesc), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na abertura, o Prefeito Municipal, Carlos Eduardo Müller, o kadu, destacou o trabalho desenvolvido pela SMS durante todo o ano. “Esse mês é dedicado especialmente à saúde do homem, para tanto, é preciso que a população masculina tome consciência da necessidade de se cuidar mais e garantir uma vida mais saudável”, disse kadu.
Entre os parceiros responsáveis pelo evento que teve palestras e atividades físicas, estava o extensionista da Emater Everaldo Silva, que ressaltou a importância das mulheres na abordagem do assunto com os parceiros. “Elas têm um papel fundamental, é como uma espécie de canal de comunicação, pois através dos grupos de mulheres que acompanhamos nós conseguimos chegar até eles e abordar o tema”, revelou o extensionista. “Dessa forma, trabalhamos a prevenção necessária para combater a incidência do câncer de próstata no meio rural.”
Para contribuir com o evento, a especialista em fisioterapia pélvica, Luísa Meurer, ministrou a palestra “Saúde do Homem”. “Infelizmente ainda existem muitas dúvidas e mitos em relação ao câncer de próstata, por isso, é preciso falar sobre os sintomas, tratamento, diagnostico precoce e a fisioterapia no processo de reabilitação dos pacientes que passaram pela cirurgia”, obsevou a especialista.
Durante a programação, o aposentado Paulo Alfeu de Mello, 69, contou sua história de superação depois de ser diagnosticado com o câncer de próstata. “Eu sempre fiz os exames necessários, mas em uma das idas ao médico, descobri que estava com a doença e teria que ser operado”, relembrou o aposentado. “Por conta de preconceito e falta de informação, senti muito medo e tudo isso poderia ter sido evitado, já que a cirurgia foi tranquila e a recuperação depende de uma série de fatores.”
Prevenção é o caminho
Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul também é conhecido por movimentar ações dirigidas à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Hábitos como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regulares e não fumar está entre principais ações de prevenção da campanha.