É bem provável que uma das integrantes da sua ceia de final de ano seja a lentilha. E isso é ótimo. Não, nesse caso não se trata da crença de que comer essa leguminosa traz sorte e fartura para o ano que chega. O que ela traz mesmo, sem nenhuma dúvida, é saúde. A lentilha é um alimento rico em vitaminas e minerais. Cada 100g tem 127 calorias e é uma ótima alternativa para variar com o feijão de todo dia.
Cuidado com o preparo. É fácil deixar sua lentilha extremamente calórica. Seu grão já é rico em carboidratos, então, para deixá-la, mais leve evite colocar carnes gordas ou acrescentar óleo.
Uma das vantagens da lentilha é que ela regula o intestino, colaborando para a desintoxicação do organismo. Suas fibras insolúveis também diminuem a absorção de gorduras.
É rica em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Por ser um alimento rico em ferro, a lentilha é aliada na prevenção contra a anemia. Quem opta por uma alimentação vegetariana precisa investir em alimentos como a lentilha para compensar a falta dos nutrientes vindos da carne.
As lentilhas podem ser verdes, marrons, pretas, amarelas, vermelhas e laranja, cada uma contendo consistência diferente após a cozedura.