Lavar as mãos evita doenças

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao menos 70% das infecções relacionadas a assistência à saúde poderiam ser evitadas com uma higiene eficiente. Lavar as mãos, ato tão simples, tem tudo a ver com isso e pode significar salvar vidas. Nesse sábado, 5, é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data utilizada pela OMS para reforçar a necessidade desse ato de higiene básica para prevenir as infecções hospitalares. Em 2018, a campanha mundial tem como tema “Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 500 mil pacientes são infectados, diariamente, ao redor do mundo, e 16 milhões de pacientes morrem por ano, vítimas de infecções relacionadas a assistência à saúde. Isso representa mais do que a AIDS, a tuberculose e a malária juntas. “No Brasil, apesar de ser obrigatória a notificação sobre o número de mortes e complicações causadas por infecções hospitalares, o movimento dos hospitais em relação a isso ainda é tímido”, esclarece Tatiana Freitas, Mestre em enfermagem pela Universidade Federal Fluminense.

Para Tatiana, a higienização correta das mãos, mesmo ainda sendo um tabu dentro do ambiente hospitalar, é a medida mais simples e eficaz na prevenção de infecções relacionadas à saúde. “O grande desafio dos hospitais é a adesão efetiva à higiene das mãos e a sua manutenção.Estudos já apontaram que, para cada um dólar investido no programa de higiene das mãos, há uma economia de US$ 23,70 no orçamento do hospital“, completa a enfermeira.

Em qualquer lugar
A higiene nas mãos não pode ser algo rotineiro apenas no ambiente hospitalar, mas também a quem está em casa, lazer ou até no trabalho. “Com a chegada do frio, é comum às pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, facilitando a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.

E nesta época as principais doenças são as infecções respiratórias como, por exemplo, a gripe”, diz Tatiana. Por isso a importância de manter a atenção total à higiene das mãos. Não importa qual seja o ambiente, todos os profissionais devem higienizar suas mãos.

A OMS recomenda que a higiene correta das mãos deve ser realizada da seguinte maneira: colocar uma quantidade de álcool gel ou desinfetante na palma das mãos, esfregar bem o dorso, a palma, os dedos, o vão entre os dedos, e os polegares.

Últimas Notícias

Destaques